Q-Graders e R-Graders

Trio de degustadores do ES participa das seletivas do COY 2023

Três experientes degustadores de café do Espírito Santo estão entre os 16 juízes selecionados para uma tarefa que requer paladares apurados

*Fotos: Divulgação

Três experientes degustadores de café do Espírito Santo estão entre os 16 juízes brasileiros selecionados para uma tarefa que requer paladares apurados e expertise no mundo do café. O trio Tassio Souza (Incaper), José Elias Alves (Ifes) e Jonas Orletti (Robusta Coffee) participa desde a última segunda-feira (09) em Machado, no Sul de Minas Gerais, das seletivas do “Coffee of the Year“/”Melhor Café do Ano” (COY 2023). Ao todo, foram 518 cafés enviados pelos produtores de diferentes regiões produtoras do país. Os nomes dos vencedores serão anunciados durante a Semana Internacional do Café (SIC).

A organização buscou profissionais atuantes em diversas áreas da cadeia produtiva do café para compor o júri de Q-Graders e R-Graders. Entre os convocados estão baristas, representando a ponta dessa cadeia, pessoas ligadas à pesquisa e à produção, incluindo profissionais de fazendas, bem como especialistas envolvidos em empresas de exportação.

Hoje (11), aconteceram as últimas provas seletivas para escolha de 180 cafés mais bem pontuados, sendo 150 na categoria arábica e 30 na canéfora, que estarão disponíveis para avaliação nas mesas da sala de cupping durante a SIC. Segundo Tassio, deste total, 50 cafés vão passar por uma final amanhã (12) que vai ranquear os dez melhores arábica e cinco melhores canéfora. Esses serão disponibilizados em garrafas térmicas ao público do evento em Belo Horizonte, que vai ajudar a escolher o COY 2023.

Tassio Souza e Jonas Orletti já participam da seleção do COY desde 2018, enquanto José Elias Alves estreia na missão. Tassio expressa sua alegria ao ser convidado para as provas.

“É uma felicidade ter três degustadores do Espírito Santo! Isso mostra o quanto o trabalho de qualidade feito por nós degustadores capixabas é reconhecido no país. É uma experiência única poder provar cafés do Brasil inteiro. Oportunidade de conhecer os perfis de aromas e sabores inigualáveis que temos em terras brasileiras. Todas as regiões estão representadas!”, disse.

O trio capixaba:

Júri Arábicas do Brasil

Tassio Souza (Incaper)- Muqui
José Elias Alves (Ifes)- Divino de São Lourenço

Júri Canéforas do Brasil

Jonas Orletti (Robusta Coffee)- Pinheiros

Tassio e José Elias (foto) participaram da seleção do Arábica. Orletti ficou a cargo do Canéfora, mas já tinha finalizado sua participação na ocasião da foto.

Sobre o autor Leandro Fidelis Formado em Comunicação Social desde 2004, Leandro Fidelis é um jornalista com forte especialização no agronegócio, no cooperativismo e na cobertura aprofundada do interior capixaba. Sua trajetória é marcada pela excelência e reconhecimento, acumulando mais de 25 prêmios de jornalismo, incluindo a conquista inédita do IFAJ Star Prize 2025 para um jornalista agro brasileiro. Com experiência versátil, ele construiu sua carreira atuando em diferentes plataformas, como redações tradicionais, rádio, além de desempenhar funções estratégicas em assessoria de imprensa e projetos de comunicação pública e institucional. Ver mais conteúdos