pube
Cafés especiais

Conhecimento de gerações construiu o melhor café arábica do Brasil

Vencedores do Coffee of the Year, Paulo Roberto, Cristiana e os filhos falam sobre o trabalho que culminou no maior prêmio da cafeicultura nacional

por Fernanda Zandonadi

em 06/12/2024 às 15h13

3 min de leitura

Conhecimento de gerações construiu o melhor café arábica do Brasil

Foto: Vlad Streaming

Considerado o pai da Sociologia, Augusto Comte cunhou o conceito de transmissão intergeracional do conhecimento. As novas gerações, segundo o pensador, não apenas recebem passivamente as informações das gerações anteriores, mas as reinterpretam, questionam e transformam, dando origem a novas ideias e conhecimentos.

No Sítio Campo Azul, da família de Paulo Roberto Alves, Comte encontraria um retrato perfeito de sua ideia, em uma história de quatro gerações de produtores de um café que começou como bebida dura e hoje celebra o primeiro lugar na categoria arábica no Coffee of the Year 2024.

Foto: Vlad Streaming

Foto: Vlad Streaming

Paulo Roberto é casado com Cristiana há 28 anos. Juntos, têm dois filhos: Tiago e Lucas. Cristiana, que sempre esteve ao lado do marido na lida na roça, lembra que levava os filhos, ainda pequenos para o cafezal na propriedade do casal, em Divino de São Lourenço, Caparaó Capixaba. Lá, os pequenos ficavam dentro de um cesto de bambu enquanto o casal carpia, adubava ou derriçava os grãos. “Maiorzinhos, eles falavam que quando crescessem iam ter muito café”, conta Cristiana.

pube

As palavras se tornaram realidade e a família, ancorada em gerações de trabalho nos cafezais, deu um passo a mais e hoje produz o melhor café arábica do Brasil.

Quer conhecer essa história melhor? Confira a entrevista da jornalista Kátia Quedevez, editora da Conexão Safra, com a família do produtor de Divino de São Lourenço, Paulo Roberto Alves, campeão do COY 2024 (Coffee of the Year).

Sicoob é sinônimo de apoio aos produtores de cafés especiais capixabas

O Sicoob Sul-Serrano é um dos principais apoiadores de ações que valorizam os cafés capixabas, desde a pesquisa, extensão e projetos pontuais 

Flávio Sales Freitas, gestor da agência do Sicoob Sul-Serrano do município de Ibitirama, é um entusiasta dos cafés especiais. Engenheiro Agrônomo e cafeicultor, ele destaca o apoio do Sicoob à cadeia dos cafés especiais capixabas e mais, ressalta a vantagem competitiva do produto, traduzida em “dinheiro no bolso dos produtores”.

“Acompanhamos a evolução dos cafeicultores desde o início dessa jornada dos cafés especiais e o que mais nos empolga é a estabilidade de receita garantida ao produtor, com sacas comercializadas, em média a 2.500 reais, valores bem superiores aos cafés tradicionais”. Flávio destaca um fato curioso e até simbólico. “Servimos café especial em nossa agência desde 2010, quando pouca gente se importava com qualidade”.

Ibitirama é um pequeno município capixaba que abriga o Parque Nacional do Caparaó e o Pico da Bandeira e, consequentemente, faz parte da área da IG (Indicação Geográfica) do Caparaó, registro que atesta a qualidade do café produzido na região. Paulo Roberto Alves, campeoníssimo do COY 2024 na categoria Arábica,  é cliente da agência Sicoob de Ibitirama desde 2010. “Somos muito próximos dos nossos associados e o Paulo Roberto está conosco há mais de 14 anos. Ver a evolução e a superação dele e da família nos dá alegria de uma forma muito intensa”, ressalta o gestor.

Flávio Sales Freitas, engenheiro agrônomo e cafeicultor, gestor da agência do Sicoob Sul-Serrano do município de Ibitirama

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!