pube
Avicultura

Espírito Santo está em alerta máximo após caso de gripe aviária no RS

por Fernanda Zandonadi

em 20/05/2025 às 5h04

2 min de leitura

Espírito Santo está em alerta máximo após caso de gripe aviária no RS

Foto: Pixabay

Siga nosso Instagram: @conexaosafra

A confirmação de um caso de influenza aviária em produção comercial no Sul do Brasil elevou o nível de alerta no setor avícola do Espírito Santo ao patamar máximo. Segundo a Associação dos Avicultores do Estado do Espírito Santo (Aves), o momento é de intensificar as medidas de biosseguridade nas granjas capixabas, visando a proteger a produção local de qualquer risco de contaminação.

O cuidado deve ser ainda maior neste momento, explicou a associação, já que é período de migração de aves silvestres, um fenômeno natural que traz um fluxo de aves provenientes do Hemisfério Norte, aumentando potencialmente as chances de disseminação da doença.

Em nota, a Aves informou que no Espírito Santo, assim como em todo o Brasil, a avicultura comercial vem adotando medidas rigorosas de biosseguridade desde o 1º foco em aves silvestres em 2023.

pube

As orientações têm como objetivo proteger as granjas comerciais e evitar a introdução e disseminação da doença. “Reforçamos nosso compromisso com a proteção da avicultura capixaba e nacional, e lembramos que a situação em questão – assim como qualquer outra ocorrência de enfermidade em aves – não representa qualquer risco ao consumidor final”, esclarecem.

 As ações de biossegururidade incluem:

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!