Mais lidas 🔥

Onda de frio
Uma das mais fortes massas de ar frio do ano pode alcançar o Espírito Santo nos próximos dias

Cafeicultura sustentável
Estudo mostra como práticas simples podem tornar cafezais mais sustentáveis

Pesquisa científica
Estudo encontra anomalias em 60,5% dos peixes analisados no norte do ES

Café especial
Família de Mimoso do Sul cria linha de cafés especiais inspirada na história dos produtores

Infraestrutura
Ibiraçu vai ganhar 8,14 km de nova pavimentação entre Pendanga e Piabas

Os melhores ovos do Espírito Santo já têm nome. A Associação dos Avicultores do Estado do Espírito Santo (Aves) anunciou, em Santa Maria de Jetibá, os campeões do Concurso de Qualidade de Ovos Capixaba 2025, tradicional iniciativa que valoriza o cuidado, o profissionalismo e o avanço da avicultura capixaba. Nesta edição, o concurso registrou participação expressiva, com 27 amostras de ovos brancos e 12 de ovos vermelhos enviadas por produtores de diversas regiões do Estado.
Processo de avaliação: rigor técnico em três etapas
Os trabalhos foram acompanhados por jurados de diferentes estados e empresas do setor, reforçando a credibilidade do evento. Participaram como avaliadores: Anderson Lima (Alltech do Brasil), Gilberto Marcos Junior (CRMV-ES/Ética Soluções), Gilmar da Silva Machado (Mercoaves/Vaccinar), Gustavo Ribeiro Fonseca (Avimig), José Geraldo de Vargas Junior (Ufes), Julio Cezar Archangelo (Hy-Line do Brasil), Karin Grossman (Poly Sell), Mauro Cantão de Aguiar (Aguiaves), Philipe Anibal Leão (Phytobiotics) e Thiago Soares Martins Carvalho (Agroceres Multimix).
A comissão organizadora contou ainda com a presença do médico-veterinário Leandro Marinho, do Idaf, que atuou como auditor externo, garantindo transparência e neutralidade. As análises foram conduzidas em três fases detalhadas:
1ª Etapa – Avaliação Quantitativa com Egg Tester
Cinco ovos de cada amostra passaram pela Máquina Digital Egg Tester, que mediu critérios como resistência e espessura da casca, além da Unidade Haugh. Apenas as 10 amostras mais bem classificadas de cada categoria avançaram.
2ª Etapa – Análise Visual da Qualidade Externa
Os jurados avaliaram individualmente cada ovo, considerando uniformidade, limpeza, textura, formato e coloração (no caso dos ovos vermelhos). A pontuação inicial máxima sofreu descontos conforme pequenas imperfeições eram observadas.
3ª Etapa – Avaliação Interna
Quatro ovos de cada finalista foram abertos para análise de manchas, resíduos, cor da gema, consistência do albúmen e centralização da gema. O conjunto dos critérios definiu o resultado final.
Avaliações destacam qualidade da produção capixaba
Para Gustavo Ribeiro Fonseca, da Avimig, o concurso evidencia o alto nível do setor: “No contexto geral, os avicultores estão de parabéns. São ovos de muita qualidade.”
A médica-veterinária Karin Grossman, da Poly Sell, reforçou o caráter técnico e educativo da iniciativa: “É um reconhecimento de um trabalho realizado ao longo dos anos, colaborando para a melhoria da qualidade dos ovos.”
A coordenadora técnica da Aves, Carolina Covre, avaliou a edição como uma das mais consistentes: “Tivemos participação expressiva, avaliações criteriosas e resultados que refletem o alto nível da produção capixaba.”
Resultado Oficial
Categoria Ovos Brancos
1º lugar – Jerusa Stuhr – Avícola Mãe e Filhos
2º lugar – Waldemiro Berger – Ovos Santa Maria
3º lugar – Jesebel Foesch Botelho e Thiago Botelho – Botelho Alimentos
Categoria Ovos Vermelhos
1º lugar – Antônio Venturini – Ovos da Nonna
2º lugar – Jesebel Foesch Botelho e Thiago Botelho – Botelho Alimentos
3º lugar – Lourival Bold – Sítio Pai e Filhos
Selo de Qualidade
As empresas vencedoras do primeiro lugar que possuírem marca comercial própria poderão utilizar, exclusivamente em suas embalagens, o selo:
“Melhor Ovo Branco do Espírito Santo / Concurso de Qualidade de Ovos Capixaba / 2025” ou
“Melhor Ovo Vermelho do Espírito Santo / Concurso de Qualidade de Ovos Capixaba / 2025”.
Genética e Nutrição das Amostras Vencedoras
Ovos Brancos
- Jerusa Stuhr (1º) – Genética: Bovans White | Nutrição: ADM-Nutriminas
- Waldemiro Berger (2º) – Genética: Hy-Line W80 | Nutrição: DSM
- Jesebel Foesch Botelho e Thiago Botelho (3º) – Genética: Bovans White | Nutrição: Brasfeed
Ovos Vermelhos
- Antônio Venturini (1º) – Genética: Hy-Line Brown | Nutrição: Agroceres Multimix
- Jesebel Foesch Botelho e Thiago Botelho (2º) – Genética: Bovans Brown | Nutrição: Brasfeed
- Lourival Bold (3º) – Genética: Hy-Line Brown | Nutrição: Auster




