Anuário do Agro Capixaba

É dia de feira!

O Espírito Santo faz bonito nas feiras livres e se firma como um dos grandes produtores de hortifrútis no país

por Fernanda Zandonadi

em 14/03/2020 às 14h41

3 min de leitura

É dia de feira!


(Fotos: *Divulgação Incaper)

Caldo de cana, pastel, produtos vindos direto do produtor, com preços camaradas e qualidade garantida. Essa é a cara das feiras livres que acontecem, ao menos uma vez por semana, em todas os municípios &ndash, ou bairros, nas cidades maiores &ndash, do Espírito Santo.

E bons produtos, temos de sobra. Somos os maiores produtores do país de taioba e chuchu, estamos em quarto no ranking de produção de repolho, somos o quinto maior produtor de batata baroa e berinjela, para citar algumas das iguarias que tomam conta das nossas feiras e das nossas mesas.

As feiras livres orgânicas são um evento à parte. No Espírito Santo, 300 produtores rurais já possuem a certificação orgânica. Em torno de 1.300, não utilizam produtos químicos nas lavouras, e outros 300 estão em fase de transição (saindo do cultivo tradicional e adotando as práticas de agroecologia).

Juntos, estes produtores (certificados e em transição) colhem cerca de 12.800 toneladas por mês. Os produtos mais cultivados são frutas e olerícolas. E boa parte dessa produção sai direto das mãos dos produtores para a mesa dos consumidores.

pube

Na Grande Vitória, atualmente, são 24 feiras já implementadas em shoppings centers, praças e ruas da região metropolitana.

O próximo passo será levar a iniciativa para as demais regiões do Espirito Santo e garantir canais de comercialização para fortalecer a agricultura familiar.

Algumas curiosidades:

– O solo capixaba é o maior produtor de taioba do Brasil e o título é graças a Alfredo Chaves (primeiro lugar no ranking dos municípios) e Santa Maria de Jetibá (em quarto lugar).

– O Espírito Santo é o primeiro produtor nacional de chuchu, sendo Santa Maria de Jetibá o maior município produtor do país.

– Os capixabas estão em quarto lugar no ranking nacional na produção de Abacate. Venda Nova do Imigrante é o maior produtor do fruto.

– O repolho deu ao Estado o título de quarto maior produtor nacional, sendo Santa Maria de Jetibá o segundo maior município produtor do país.

– Somos o quinto maior produtor de coco do país e São Mateus é nosso maior município produtor.

– A baroa capixaba deu ao Estado o quinto lugar no ranking nacional, e Domingos Martins se firma como o 13º maior produtor do país.

– Santa Maria de Jetibá é o nono município que mais produz berinjela no Brasil e dá ao Espírito Santo o quinto lugar no ranking.

– Santa Maria de Jetibá é o 12º maior produtor de pepino do país e o Estado é o sexto maior produtor.

– O jiló capixaba está em sexto lugar no quesito produção em todo país e Santa Maria de Jetibá é nosso maior produtor.

– Santa Maria de Jetibá mostra força na agricultura: é o segundo maior produtor nacional de vagem e leva o Estado ao sexto lugar no ranking.

– O pimentão capixaba deu o título de sétimo maior produtor do Espírito Santo. Santa Maria de Jetibá é o oitavo maior produtor do Brasil.

Esta matéria faz parte do Anuário do Agronegócio Capixaba,
disponível AQUI
na íntegra!

Artigos relacionados