Mais lidas 🔥

Inovação na piscicultura
Tilápias ficam mais saudáveis com uso de planta medicinal

Agricultura familiar
Capixaba vence concurso nacional de inventos com descascador de café portátil

Agro capixaba
Preço do mamão Havaí despenca e atinge mínima no Espírito Santo

Tempo e agronegócio
El Niño está chegando! Saiba como o fenômeno vai impactar na agricultura brasileira

Duas histórias, uma conexão
Quando o sotaque da roça sobe ao palco, e vence!

No Caparaó, tradição, cafeicultura e turismo rural avançam em sintonia e consolidam a região como um dos polos mais promissores do Espírito Santo. No Vale do Guarani, em Piaçu (Muniz Freire), chalés, camping com fogo no chão e cafés especiais convidam o visitante enquanto o município se prepara para receber o novo polo turístico da Fazenda Santa Maria, apoiado pelo Sebrae/ES. A região também integra a Rota do Café Especial do Espírito Santo, ampliando sua visibilidade estadual.
Lançada em dezembro, o primeiro circuito do Caparaó inteiramente voltado aos cafés especiais reúne propriedades, espaços de degustação e experiências imersivas que aprofundam a relação do turista com a cultura do café. A Rota do Café inicia com dez produtores vinculados à Associação dos Produtores de Cafés Especiais do Caparaó (Apec) e prevê expansão em 2026, ampliando o fluxo turístico e consolidando novas oportunidades para a cafeicultura local.
Nesse contexto, o Sítio Alto Cachoeira se destaca como um dos empreendimentos. A iniciativa vem transformando a atividade turística e ampliando a conexão entre visitantes, produtores e a história local. Para a família responsável pela propriedade, a experiência vai além da visitação e do consumo do café. “A Rota do Café é, sem dúvidas, um marco para a cidade e para a região, pois permite mostrar aos turistas a cultura e a tradição do nosso café, recebendo-os na propriedade para conhecer de perto os processos produtivos”, afirma o cafeicultor Eduardo Trindade Vettorazzi.
Em Dores do Rio Preto, mais perto do Pico da Bandeira, o avanço do turismo rural acompanha o crescimento da produção de cafés especiais, que há anos impulsiona a economia do município. No Sítio Dois Corações, Viviane Viletti e Miguel Pereira diversificaram as atividades da propriedade e transformaram o espaço em destino de hospedagem, com chalé voltado para a cordilheira do Parque Nacional do Caparaó. A proposta inclui experiências como panificação artesanal, degustação de cafés da casa e contemplação do entardecer, iniciativa que tem atraído visitantes e motivado o casal a expandir a estrutura com novos chalés e área de lazer.
A qualificação tem sido peça-chave nesse processo. Participante do Projeto Mulheres do Café, iniciativa coordenada pela engenheira agrônoma Patrícia Campbell (Incaper), Viviane se dedica ao aprendizado em barismo, produção e torra de cafés superiores. O sítio também recebe acompanhamento técnico para manejo agroecológico, melhoria da lavoura e participação em programas de compras institucionais, reforçando a integração entre produção agrícola e turismo.
Outro destaque é o Restaurante Engenho do Vovô, comandado por Sandra Moreira, Mestre de Cachaça e chef de cozinha. Com restaurante integrado ao alambique da família, área de café, jardins e lagos, o empreendimento oferece experiências ligadas à gastronomia regional e à cultura da cachaça artesanal. A arquitetura do espaço narra o legado da família, enquanto Sandra se capacita com apoio do Sebrae e do Incaper para aprimorar processos e ampliar a atuação no turismo rural.



O Sítio Águas da Mata Caparaó, administrado por Maria Cristina Moreira, complementa o cenário com hospedagem à beira de lago, trilhas, pesca e observação de pássaros. Pioneira no turismo rural de Dores e presidente da Associação de Empreendedores em Agroecoturismo, Artesanato e Cultura, Cristina alia produção agroecológica de cafés à preservação ambiental e participa ativamente do Projeto Mulheres do Café, além de receber orientação técnica do Incaper para ampliar seus projetos.
Esses empreendimentos têm contado com apoio contínuo do Incaper, que acompanha desde o manejo das lavouras até licenciamento, boas práticas de fabricação e análises de água em parceria com a Ufes. Para a extensionista Priscila Nascimento, ver a evolução das famílias é motivo de satisfação. “É extremamente gratificante ver o quanto eles estão crescendo e se desenvolvendo. Saber que nosso apoio contribuiu para que chegassem até aqui, e ainda irão muito mais longe, nos deixa muito felizes”, afirma.
A expansão das rotas e o fortalecimento das propriedades do Caparaó também refletem um movimento de integração regional sem precedentes. O projeto “Governança sem Fronteiras”, parceria entre Sebrae/ES e Sebrae/MG, busca consolidar o Caparaó como território empreendedor interestadual, fortalecendo pequenos negócios e criando identidade turística comum entre Espírito Santo e Minas Gerais.
Entre os resultados já alcançados pela iniciativa estão a criação do movimento “Unidos pelo Parque”, que solicitou ao Ministério do Meio Ambiente e ao ICMBio a reestruturação da equipe do Parque Nacional do Caparaó, e a formação do Consórcio de Prefeitos do Caparaó Mineiro. A parceria também formalizou um termo de cooperação técnica entre Sebrae/ES e Sebrae/MG, além do desenvolvimento do branding da Estrada Parque Caparaó, que estabelece identidade visual única para todo o território. “Essa parceria é um marco para a integração entre estados vizinhos. Queremos mostrar que governança não é apenas um conceito, mas uma prática entre líderes e empreendedores que geram resultados concretos para empresas de todos os portes”, destaca o gerente da Unidade Regional Caparaó, Anderson Baptista.
Para Baptista, a consolidação de um território turístico interestadual no Caparaó já é realidade. O gestor destaca que o visitante não percebe fronteiras, e que iniciativas como a formatação da travessia dos Sete Cumes e a ampliação das experiências rurais e de natureza projetam o território nacional e internacionalmente. “Temos atrativos consolidados como o Pico da Bandeira e estamos formatando novos produtos, como a travessia dos Sete Cumes, que certamente projetará o território para todo o Brasil e até internacionalmente”, afirma.
*Com informações do Incaper e Sebrae/ES




