pube
Água

Reunião vai tratar sobre Expedição Científica do Rio Itabapoana

Encontro vai acontecer nesta quarta-feira (18), a partir das 10 horas, no auditório UAB de Bom Jesus do Norte

por Assessoria de Imprensa

em 17/09/2019 às 17h21

3 min de leitura

Reunião vai tratar sobre Expedição Científica do Rio Itabapoana

Divulgação

O Comitê Capixaba da Bacia Hidrográfica (CCBH) do Rio Itabapoana, em parceria com outros comitês estaduais, vai realizar reunião de trabalho, nesta quarta-feira (18), para tratar sobre a 1ª Expedição Científica do Rio Itabapoana. Esta bacia hidrográfica está ligada a diversidades socioeconômicas, ambientais e culturais de 18 municípios dos estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, sendo que iniciativas para a organização da gestão de recursos hídricos estão mais amadurecidas nos estados do Rio e Espírito Santo. A reunião vai acontecer no auditório da Universidade Aberta do Brasil, em Bom Jesus do Norte, a partir das 10 horas.

O presidente do CCBH Itabapoana, Weriton Azevedo Soroldoni, destaca ser importante evitar ações isoladas, o que torna essencial uma aproximação e diálogo entre os comitês estaduais.

pube

“Por isso, estamos organizando essa reunião, como mais um esforço para alavancarmos iniciativas compartilhadas, onde a sociedade civil organizada, poder público, iniciativa privada e outros segmentos alinharem ações e planejamentos quanto à gestão dos recursos hídricos ”, afirma o presidente, que também é secretário executivo do Fórum Capixaba de Comitês de Bacias Hidrográficas, sobre a realização da Expedição, que está sendo articulada junto a outros parceiros.

Segundo Soroldoni, também estão convidados representantes de instituições de ensino superior e técnico, do Espírito Santo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, além de organizações militares, institutos e empresas estaduais ambientais, de pesquisa, extensão e defesa, além de agências e conselhos nacionais e estaduais de recursos hídricos, dentre outros.

“A única alternativa capaz de redirecionar os rumos na gestão dos recursos hídricos da nossa bacia é a parceria e união dos esforços empreendidos em cada estado, afinal, as fronteiras geográficas ou político-administrativas entre esses três estados não se apresentam como qualquer fator e limitador, quando tratamos de um elemento essencial à vida, como a água ”, afirma o presidente do CCBH Itabapoana.

O CCBH Itabapoana teve sua criação aprovada pelo Conselho Estadual de Recursos Hídricos, por unanimidade, no dia 9 de novembro de 2016, o que foi oficializado pelo então governador Paulo Hartung, no dia 5 de junho de 2017, ao assinar decreto numa solenidade realizada na portaria do lado capixaba do Parque Nacional do Caparaó. A área de sua atuação abrange os municípios de Dores do Rio Preto, Divino de São Lourenço, Guaçuí, São José do Calçado, Bom Jesus do Norte, Apiacá, Mimoso do Sul e, parcialmente, Muqui e Presidente Kennedy.

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!