pube
Água

Chega a 6 mil o número de reservatórios construídos em Linhares

por Assessoria de Imprensa

em 14/07/2020 às 16h16

2 min de leitura

Chega a 6 mil o número de reservatórios construídos em Linhares

Foto: Divulgação

Chegou a 6 mil o número de caixas secas construídas no interior do município de Linhares. Importantes reservatórios de água escavados às margens das estradas vicinais do interior, têm capacidade de infiltração no solo de mais de 225 milhões de litros de água por ano, considerando cinco eventos de chuva.

Até o momento, foram construídas 2.056 caixas secas em São Rafael, 1.610 nas localidades de Santa Rosa e Dr. Jones, 856 no Farias, 750 em Pedrolândia, Humaitá e Córrego do Meio e mais 728 em Desengano. Nesses dias, os maquinários se concentram distribuídos em quatro frentes de trabalho: em Córrego do Meio, Dr. Jones e São Rafael, com a construção de novos reservatórios e, no Farias, realizando a limpeza das caixas existentes na região.

pube

A construção de caixas secas é uma das ações desenvolvidas dentro do Programa Municipal de Conservação de Solo e Água, criado em 2017, que também prevê a construção de barragens.

“Esse programa foi criado para desenvolvermos alternativas de reservação de água e amenizar os danos causados nos períodos de falta de chuva, além da obtenção das ofertas hídricas que surgem e a sua preservação nas propriedades. Além dessas 6 mil caixas, já entregamos 12 barragens às comunidades rurais e, agora, os maquinários estão no Farias finalizando mais uma ”, destacou o secretário Municipal de Agricultura, Franco Fiorot.

Para a construção das caixas secas, a Prefeitura de Linhares disponibiliza retroescavadeiras e caminhão caçamba, além do acompanhamento técnico ofertado aos produtores da região, em caso de dúvidas ou informações.

O que são as caixas secas?

Consiste na abertura de caixas escavadas às margens das estradas e nos carreadores, que são acessos dentro das lavouras. A técnica, relativamente simples, absorve um alto volume de água, que infiltra no solo, ajudando a melhorar o nível do lençol freático. Além disso, evita a erosão e enxurradas, o assoreamento dos rios e também o desgaste das estradas.

A construção das caixas secas é previamente planejada, de acordo com as microbacias do município, seguindo a rota de propriedades acompanhando os cursos d’água, iniciado pelas cabeceiras dos mananciais.

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!