pube
Agroturismo

Projeto oficializa Rota da Ferradura em Guarapari

Iniciativa pretende expandir o turismo de montanha e o agroturismo no município, já bastante conhecido pelas belas praias

por Assessoria de imprensa Ales

em 29/08/2022 às 8h26

2 min de leitura

Projeto oficializa Rota da Ferradura em Guarapari

Foto: Manoel Ives/Divulgação

Distante cerca de 12 quilômetros do Centro de Guarapari, a Rota da Ferradura, que interliga a BR-101 às comunidades de Buenos Aires, Boa Esperança e Arraial de Jabuti, pode se tornar a mais nova rota oficial do Espírito Santo. É o que pretende o deputado Dr. Emílio Mameri (PSDB) por meio do Projeto de Lei (PL) 415/2022, que tramita no Legislativo capixaba.

pube

A proposta é agregar o turismo de montanha e o agroturismo à região que tem como potencial os balneários. A ideia é expandir o turismo local; promover o desenvolvimento sustentável; incentivar o turismo de aventura; fomentar a gastronomia e a cultura; gerar emprego e renda; desenvolver a produção de artesanato local e implantar mecanismos de educação ambiental.
Beneficiaria diretamente um trecho de aproximadamente 18,78 km, com belas paisagens, empreendimentos familiares locais, opções de roteiros e atividades variadas. Dessa forma, o desenvolvimento turístico também beneficiaria as demais comunidades locais próximas à Rota, como São João do Jaboti, Pau d’Óleo, Rio Calçado, Santa Rita, São Felix, Cristo Rei e Todos os Santos”, argumenta o autor.

Trata-se de uma proposta que promove a identificação, a elaboração e a consolidação de novos roteiros turísticos, que envolve não só o município de Guarapari, mas também os municípios do entorno, como Alfredo Chaves, Iconha, Anchieta, Vitória, Vila Velha, os quais, somados, apresentam mais de 850 mil habitantes, segundo último Censo IBGE 2020”, complementa.

Tramitação

O PL foi lido em plenário no dia 22 de agosto e segue, tramitação nas comissões de Justiça, Turismo e Finanças.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Clique aqui.