Mais lidas 🔥

Produção de peixes
Gigante da tilápia: cooperativa finaliza unidade com capacidade para 20 toneladas diárias

Reconhecimento Internacional
Azeite do Espírito Santo ganha medalha de ouro em concurso internacional

Chuva atípica pode superar média de junho no Sudeste e Centro-Oeste antes do inverno

Pesquisa e inovação
Conilon ganha cultivares adaptadas ao frio, ao leste mineiro e com menos cafeína

Alerta para produtores
Como agir após o granizo? Veja as orientações para produtores de café

OBrasil pode ter um circuito turístico voltado para a promoção da cachaça. A ideia é oferecer os produtos genuínos de cada região produtora do Brasil a preços diferenciados, de acordo com projeto de lei que tramita na Câmara dos Deputados.
“O Circuito tem como principal objetivo a valorização e divulgação de várias marcas de cachaça, localizadas nas diversas regiões do país, com a finalidade de melhorar a qualidade dos serviços e um estímulo para os seus produtores ”, diz o texto.
Se a proposta for aprovada, dentro das regras do circuito, cada Estado pode definir um calendário e realizar eventos que divulguem a bebida. E só pode ser incluído o produto que estiver de acordo com as normas brasileiras de produção e comércio de bebidas no país.
A legislação define como cachaça a aguardente produzida exclusivamente no território brasileiro a partir da cana-de-açúcar, com graduação alcoólica entre 38% e 48%. A bebida também pode ser considerada adoçada (a depender da quantidade de açúcar na composição) e envelhecida (se esse tempo for de pelo menos um ano).
“Tornar a cachaça Patrimônio Histórico e Cultural do país é medida que se impõe, com impactos extremamente favoráveis à economia ”, defende o autor, deputado Goulart (PSD-SP), na justificativa da proposta.
O parlamentar ressalta que, além da bebida ter uma importância histórica para o país, seu consumo cresceu de forma significativa em todas as camadas sociais da população. Para ele, um circuito turístico incentivaria a degustação da bebida, além de gerar empregos e negócios.
A criação do Circuito Cultura e Turístico da Cachaça será analisada de forma conclusiva pelas Comissões de Desenvolvimento Econômico, de Turismo e de Constituição e Justiça. Se passar, não precisará ser votada em Plenário.
Fonte:http://revistagloborural.globo.com/





