pube
Agroturismo

Ibatiba lança ferramentas para a promoção do turismo no município e região

por Assessoria de Imprensa

em 25/01/2022 às 19h06

3 min de leitura

Ibatiba lança ferramentas para a promoção do turismo no município e região

Foto: divulgação/asscom/PMI

Dando continuidade a implantação da Rota das Cervejas Artesanais e dos Cafés de Qualidades, em Ibatiba e região, foi realizado, nesta segunda-feira (24), um evento que debateu o assunto. A reunião, que aconteceu na tenda do Cras de Ibatiba, contou com a participação de representantes do município anfitrião, além de Iúna, Alegre e Muniz Freire. Ainda dentro da discussão do turismo no município, incluindo a implantação da Rota das Cervejas Artesanais e dos Cafés de Qualidades, em Ibatiba e região, o evento serviu para a apresentação de algumas ferramentas que visam a promover o setor.

O prefeito Luciano Pingo apresentou as iniciativas do programa “Pós-pandemia: reabrindo a economia de Ibatiba”, para o desenvolvimento do setor turístico da Terra dos Tropeiros e entorno. Ele citou a Rota das Cervejas Artesanais e dos Cafés de Qualidade, passando pelo planejamento da Associação Gestora do Turismo de Ibatiba (Geturi) e do Turismo do Merco i, além da implantação do Centro de Informações Turísticas e do Artesanato Capixaba – iniciativa regional – que será instalada no antigo posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) que foi cedido ao município.

pube

Ele também falou sobre a estruturação das redes sociais do turismo e cultura de Ibatiba, no Facebook e Instagram, incluindo o Guia Turístico de Ibatiba que está publicado no site da Prefeitura (www.ibatiba.es.gov.br/), que traz o mapa turístico e informações sobre os empreendimentos existente em Ibatiba.

O prefeito também falou sobre a melhoria na sinalização de trânsito da cidade, a posse do Conselho Municipal de Turismo – com implantação do Fundo Municipal de Turismo.

Pingo ainda destacou que regionalmente defende a criação do selo Turismo Seguro é no Caparaó Capixaba, Concurso de Cafés de Qualidade da região (cada ano em um município) e a criação do Caparaó Capixaba Convention Bureau.

Já a secretária municipal de Administração, Gecinete Pimentel de Carvalho, falou sobre o Cadastur que é o Sistema de Cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor do turismo. Executado pelo Ministério do Turismo, em parceria com os Órgãos Oficiais de Turismo nos 26 Estados do Brasil e no Distrito Federal, permite o acesso a diferentes dados sobre os Prestadores de Serviços Turísticos cadastrados. O Cadastur visa promover o ordenamento, a formalização e a legalização dos prestadores de serviços turísticos no Brasil, por meio do cadastro de empresas e profissionais do setor.

Acesse a página do Cadastur e saiba quais prestadores de serviços são obrigados a se cadastrar e para quais é opcional. Além de obter informações sobre como se cadastrar e quais os benefícios.

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!