Mais lidas 🔥

Pesquisa científica
Estudo encontra anomalias em 60,5% dos peixes analisados no norte do ES

Cafeicultura sustentável
Estudo mostra como práticas simples podem tornar cafezais mais sustentáveis

Café especial
Família de Mimoso do Sul cria linha de cafés especiais inspirada na história dos produtores

Infraestrutura
Ibiraçu vai ganhar 8,14 km de nova pavimentação entre Pendanga e Piabas

Café 2027/2028
Colheita de café chega ao fim e atenções já se voltam para a safra 2027/28

A Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) divulgou o resultado preliminar das inscrições aprovadas do Programa Acelera Agroindústria, referentes aos meses de setembro e outubro de 2025. A relação contempla candidatos nas categorias de empreendimentos coletivos e empreendimentos familiares e pode ser consultada no site oficial da Seag, por meio do link (Clique aqui).
O Acelera Agroindústria tem como foco capacitar e apoiar a Agroindústria Familiar e o Empreendedor Rural, oferecendo treinamentos e consultorias especializadas em boas práticas de higiene, adequação aos serviços de inspeção, branding, design de rótulos, comunicação visual e planejamento digital. A proposta é preparar os participantes para ampliar a competitividade e acessar novos mercados de forma estruturada e sustentável.
De acordo com o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli, o programa é uma ferramenta estratégica para o fortalecimento do setor.
“O Acelera Agroindústria é uma ação do Governo do Estado para qualificar a agroindústria capixaba, agregar valor à produção e ampliar oportunidades de mercado para agricultores familiares e empreendedores rurais. Ao investir em capacitação e gestão, damos condições para que esses negócios cresçam de forma sustentável e competitiva”, destacou.
Interposição de recurso
Os candidatos com inscrições indeferidas têm prazo até o dia 30 de dezembro deste ano para interpor recurso, por meio do e-mail: agrolegal@seag.es.gov.br
Além da qualificação técnica, o programa atua na prospecção de compradores e parcerias comerciais, por meio de rodadas de negócios, e incentiva a inovação no turismo rural, com palestras e visitas técnicas. Ao final do processo, a expectativa é que os empreendimentos estejam mais preparados para enfrentar a concorrência, com produtos qualificados e melhor posicionados no mercado.
O Acelera Agroindústria é gratuito, custeado pelo Sebrae e pela Seag, sem custos para os produtores, com exceção da visita técnica. Com o respaldo do Sebrae, referência nacional em desenvolvimento empresarial, o programa apresenta alto potencial de impacto no posicionamento estratégico dos empreendimentos, agregando valor às micro e pequenas do Espírito Santo.




