pube
Agronegócio

Dores do Rio Preto recebe equipamentos agrícolas

O presidente da Ales participou da entrega e reafirmou a importância das emendas parlamentares ao Orçamento estadual para suprir demandas das comunidades

por Assessoria de imprensa Ales

em 25/03/2024 às 5h00

3 min de leitura

Dores do Rio Preto recebe equipamentos agrícolas

Foto: Divulgação/ALES

Produtores rurais de associações de Dores do Rio Preto, na Região do Caparaó, receberam na última sexta-feira (22) equipamentos para utilizar na agricultura e aumentar a produção em pequenas agroindústrias.

Em solenidade realizada no Centro da município, foram entregues um trator agrícola, batedeira de grãos e um secador para cafés especiais, entre outros. O material, com um valor aproximado de R$ 700 mil, é fruto de emenda parlamentar ao Orçamento estadual e de acordo de cooperação entre a Prefeitura de Dores do Rio Preto e o governo do Estado.

“São equipamentos que vão fortalecer ainda mais a agricultura familiar. Isso dá um prazer danado, porque o dinheiro que a gente transforma em emenda é do povo. E nós temos que saber cuidar disso com muito zelo”, disse o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Santos (Podemos).

pube

Associações de produtores

A Associação de Produtores Rurais da Comunidade do Cerro (Apruc), que atua principalmente na produção de café, recebeu máquinas como um trator agrícola e uma batedeira de grãos. O presidente da associação, Paulo Roberto Soares, disse que todos os itens serão muito importantes para que o grupo, com cerca de 80 associados, aumente a produção.

“Nossa associação existe há 24 anos e nosso trabalho é duro. Temos cerca de 80 associados. A chegada desses equipamentos é muito importante, porque com certeza vai ajudar no nosso dia a dia”, avaliou o presidente da Apruc.

À Associação de Produtores Rurais de Pedra Menina (Aprupem) foi um torrador e uma centrifuga de café especiais. Já para a Associação de Produtores Rurais da Comunidade Parada Pimentel (Apropel) foi destinado maquinário para montagem de uma pequena padaria.

“As associações são um instrumento que o poder público tem para identificar as demandas e eleger as prioridades. Esses equipamentos valorizam a agricultura familiar. Hoje, junto com o turismo, a produção de café especiais é uma das grandes referências dessa região do Caparaó”, opinou o deputado estadual Coronel Welinton (PRD), que também participou da solenidade.

O prefeito de Dores do Rio Preto, Cleudenir José de Carvalho Neto (PP), valorizou a ação conjunta da prefeitura, governo do Estado e Assembleia Legislativa.

“Esse ato de hoje é muito importante para uma cidade pequena igual a nossa, que vive da agricultura familiar. É muito importante fazer essa entrega para as associações. Quando a Assembleia Legislativa e o governo do Estado manifestam esse apoio aos municípios pequenos e nós conseguimos fazer essa entrega para as associações, é muito importante”, concluiu o prefeito.

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!