pube
Agronegócio

Arranjos produtivos: técnicos de projeto agrícola têm capacitação

Agroecologia e a homeopatia animal e agrícola são os temas da formação voltadas para os técnicos que atuam no Projeto Arranjos Produtivos para fortalecer a agricultura

por Assessoria de imprensa Ales

em 22/05/2024 às 5h00

2 min de leitura

Arranjos produtivos: técnicos de projeto agrícola têm capacitação

Presidente Marcelo Santos destacou a disseminação do conhecimento como ponto-chave do projeto / Foto: Lucas S. Costa

Mais uma etapa de capacitação do projeto Arranjos Produtivos foi realizada na terça-feira (21), na Assembleia Legislativa (Ales). Com foco na agroecologia e homeopatia animal e agrícola, o curso se estende também nesta quarta-feira (22) e é direcionado a 50 técnicos que prestam assistência a pequenos produtores de 20 cidades capixabas. O projeto é uma iniciativa da Ales, por meio da Secretaria da Casa dos Municípios, e com apoio do governo do Estado.

O presidente da Casa, deputado Marcelo Santos (Podemos), participou da abertura do curso e destacou o ponto-chave da iniciativa. “A muda é muito importante, o calcário é fundamental, o equipamento é melhor ainda, mas diante de tudo isso está o conhecimento: o principal ativo e entrega que nós fazemos para a agricultura familiar”, destacou Marcelo Santos.

pube

Um dos palestrantes do encontro foi o ex-deputado estadual Padre Honório. Ele auxilia no desenvolvimento do projeto Arranjos Produtivos no Espírito Santo, pois já havia realizado um trabalho similar com produtores de Minas Gerais. Segundo disse, o objetivo da capacitação é possibilitar que os técnicos ajudem os agricultores familiares a diversificar suas produções, proporcionando emprego, renda e desenvolvimento sustentável.

“A gente trabalha essa formação técnica dos mobilizadores para que eles possam dar uma sustentabilidade mais efetiva, levando em consideração a saúde do solo, a saúde da planta, a saúde do animal, e, automaticamente, a saúde do ser humano”, explicou Padre Honório.

O engenheiro agrônomo Sérgio Santana ministrou palestra sobre homeopatia no campo. “A homeopatia na área animal, tanto quanto vegetal, enfim, é uma terapêutica que vem hoje somar, ela vem trazer uma possibilidade de se produzir alimentos, do ponto de vista de qualidade, mais saudáveis, sem resíduos de qualquer natureza”, explicou.

Para a secretária da Casa dos Municípios, Joelma Costalonga, o tema da homeopatia remete “ao cuidado com a vida, ao proporcionar uma alimentação mais saudável, com menos veneno, para que a gente possa viver melhor”.

O projeto Arranjos Produtivos busca estabelecer uma rede de cooperação entre diversos atores, focando na capacitação, no estímulo à competitividade e no desenvolvimento de cadeias produtivas, desde a produção até a comercialização. Além disso, os arranjos produtivos facilitam o acesso a linhas de crédito e a investimentos.

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!