Mais lidas 🔥

Relatório IMBR Agro
El Niño na safra 2026/2027: saiba como ficarão as chuvas em cada região e qual será o mês mais crítico

Empreendedorismo no café
Empreendedor transforma Kombi em ponto de venda dos cafés de qualidade que ele mesmo produz

Redes sociais
Brasil terá um megaterremoto em setembro? Rede Sismográfica desmente previsão

28 de julho, Dia do Agricultor
O café que trouxe uma geração de volta ao sítio centenário

Infraestrutura a serviço do agro
Complexo logístico com pista de pouso deve reunir mais de 20 empresas em Pinheiros

Segurança alimentar e nutricional é coisa séria e um direito de todas as pessoas. Por isso, a Secretaria de Assistência Social (Semas) da capital, por meio da Gerência de Segurança Alimentar e Nutricional (GSAN), e o Banco de Alimentos Hebert de Souza, deu mais um passo para garantir a aplicação de recursos para aquisição de produtos da agricultura familiar.
Na última terça-feira (4), a equipe da Gsan se reuniu com o presidente da União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), Darli José Schaefer, para fortalecimento da parceria campo e cidade. O resultado dessa reunião será percebido pelos usuários dos equipamentos da Semas a partir do próximo mês , quando os cardápios passam a contar com produtos da agricultura familiar.
Na avaliação dele, a parceria é muito importante para que seja possível trazer os produtos dos agricultores familiares, das cooperativas até os consumidores da cidade. “O que fortalece a agricultura familiar é o consumidor saber que o que consome são artigos produzidos com muito amor”, destacou Darli.
Para a gerente de Segurança Alimentar e Nutricional da Semas, Roseane Fernandes, essa parceria contribuirá para a fortalecimento das famílias do campo e o reconhecimento do valor e importância dos produtos e de sua qualidade, valorando os pequenos agricultores. “Essa é uma iniciativa pioneira na cidade que vai fazer muita diferença para quem produz e para quem consome”, aposta ela.
Roseane é ainda mais enfática: “precisamos fortalecer o campo para cidade se alimentar. Quem alimenta a cidade é o campo. Quanto mais recursos públicos são investidos na agricultura familiar, mais qualidade e saúde a população vai ter”, defende a gerente.
“A valorização da agricultura familiar foi uma iniciativa da GSAN e da Gerência dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (GSC), gerência esta pioneira na implantação deste critério no Termo de Colaboração para adquirir tais produtos. Ações gerenciais como esta contribui diretamente para o incentivo de várias formas de construir a sustentabilidade da economia local de seus fornecedores; assegurar alimentos mais limpos e sadios nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV); promover a segurança alimentar e nutricional”, comentou a gerente dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Cristina Silva.
A secretária de Assistência Social, Cinthya Schulz, fez questão de destacar que a Semana empre busca o que é melhor para seus usuários. “Poder melhorar os alimentos ofertados e contribuir para a agricultura familiar é algo que desejamos que se torne uma prática. A Assistência Social junto com a Segurança Alimentar e Nutricional fazem diferença na vida das pessoas”, afirmou.




