Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca

O município de Santa Maria de Jetibá tem apenas 34 anos, e sua economia pautada em duas frentes: produção de hortifrutigranjeiros e comércio.
A força do campo está representada com a alta produtividade das mais de 6.200 propriedades rurais (sendo aproximadamente 4.775 cadastradas e cerca 1.500 propriedades a serem tituladas, com menos de 3 ha). E ainda somos o maior PIB Agrícola do Espírito Santo, de acordo com dados da Secretaria de Agropecuária do município.

“Somos destaque na produção em nível nacional, com os ovos de granja e de codorna. Santa Maria de Jetibá está hoje como o maior município em produção desses dois produtos do país”, destaca o prefeito, Hilário Roepke.
E ainda, Santa Maria de Jetibá é referência estadual em Produção Orgânica com aproximadamente 150 produtores. Um total de 40% de todas as hortaliças e 70% das folhosas comercializadas na Ceasa, em Cariacica, na Grande Vitória, vem do município centro-serrano.
Dada a importância da produção agrícola em Santa Maria de Jetibá, a municipalidade tem um olhar todo especial para investimentos, acordos de cooperação e incentivos para o trabalhador do campo. Mesmo diante dos grandes desafios impostos à gestão pública municipal, por conta da pandemia do coronavírus, o trabalho foi intenso.
O prefeito ressalta as ações realizadas no ano de 2021, como parte desse trabalho. “O associativismo é muito valorizado no município, uma vez que fortalece as propriedades rurais familiares. O município realizou acordos de cooperação técnica e repasses financeiros”, diz Roepke.
Uma conquista importante no ano de 2021 foi a aprovação da Lei que institui o Programa Municipal de Fortalecimento de Agricultura Familiar (Pronaf-SMJ) para incentivo da melhoria da infraestrutura rural e da promoção do desenvolvimento econômico sustentável.
Foi celebrado ainda o termo aditivo de contrato de concessão de uso da Fazenda Emcapa, entre o Incaper e o município por mais 40 anos e autorização para construção de um abatedouro de aves nas dependências do imóvel.
Outro grande investimento foi a pavimentação asfáltica. “Vamos entregar aproximadamente 30 km de estradas (boa parte já entregue) ligando o interior à sede, o que permite a locomoção segura para as famílias do campo e o escoamento da produção. Assim como investimento em frota e maquinários e ainda a aplicação de Revsol, um projeto grandioso, que só no ano de 2021 pavimentou com esse produto 10 km de estradas no interior”.
O calçamento rural, uma parceria com a Seag, atendeu, no ano passado, cinco comunidades, calçando quase 20 mil m² de vias rurais e facilitando a trafegabilidade e o escoamento da produção agrícola.
Por meio da Secretaria de Agropecuária, o prefeito reforça o atendimento à campo de aproximadamente 150 propriedades orgânicas, atuando na formalização dos Planos de Manejo das Unidades de Produção Orgânicas do município e suporte nas demais demandas processuais para alcance da certificação de conformidade orgânica.
Outro projeto de sucesso é o trabalho desenvolvido na Fazenda Emcapa: são realizados experimentos com diversas culturas e variedades em parceria com vários pesquisadores das áreas de Ciências Agrárias, com o objetivo de identificar as melhores espécies adaptadas a Santa Maria de Jetibá e posterior distribuição aos agricultores.
E para 2022, os projetos continuam para o fortalecimento e valorização do setor de hortifrutigranjeiros. Investimentos no campo, calçamento rural, Revsol, pavimentação asfáltica, termos de colaboração, cooperação técnica, olhar atento ao associativismo e às propriedades rurais familiares são o foco da gestão. “E vamos avanças cada vez mais”, conclui Hilário Roepke.
O olhar dos municípios para o agro
Ver mais- Ações da Agropecuária de Santa Maria de Jetibá refletem nos índices de liderança da produção do município
- Agricultura gera emprego e renda em Cachoeiro de Itapemirim
- Maior produtor de arábica do ES, Iúna investe em equipamentos e conhecimento
- Serra investe em aperfeiçoamento e atração de empresas ligadas ao agro





