pube
Tecnologia

Testes validam implantação da 2ª fase do novo sistema de gestão da Cooabriel

por Cooabriel

em 07/10/2022 às 12h10

4 min de leitura

Testes validam implantação da 2ª fase do novo sistema de gestão da Cooabriel

Foto: divulgação Cooabriel

O Projeto de Implantação do novo ERP da Cooabriel, iniciado no ano passado, Microsoft Dynamics 365 F&O (Finance & Operations), entra em nova fase com um ciclo de testes envolvendo áreas interligadas ao negócio da marca café Guardião. Ciclo de testes valida implantação da 2ª fase do novo sistema de gestão da Cooabriel

Esta é a segunda fase do projeto que compreende cinco fases de implantação do novo sistema que tem prazo de conclusão em 2024.  A primeira fase de implantação (Go-live) aconteceu em junho, quando entrou em operação toda a área de cadastro da cooperativa.

O ciclo de testes desta etapa, envolve profissionais da Cooabriel das áreas de compras, contábil, financeiro, fiscal, projetos, custos, estoque e produção acompanhados por uma equipe da empresa Nexer, que desenvolve e gerencia aplicações Microsoft Dynamics.

pube

O treinamento, que ocorre de forma presencial na sede da Cooabriel em São Gabriel da Palha, teve início no dia 26 de setembro e finaliza nesta sexta (07/10), envolvendo 16 usuários-chaves da Cooabriel e sete analistas da Nexer que estão em grande imersão de estudos, testes e definição de processos.

A gerente de projetos da Cooabriel, Saionara Buss Wendler, que coordena o processo de implantação pela cooperativa, avalia que esta fase é de grande importância pois o ciclo de teste é um refino da parametrização e preparação para o projeto como um todo. “Nesta fase, realizamos a simulação de todos os processos que envolvem o Café Guardião, desde a compra de insumos, matéria-prima, produção e comercialização. Mas, apesar do foco dado à unidade de negócio Café Guardião, o ciclo de teste é voltado para a padronização geral das regras de negócios da cooperativa”, destacou.

A operação desta fase entrará em funcionamento de fato no mês de dezembro. Em paralelo, a equipe está trabalhando com a unidade de produção de Mudas Clonais/Viveiro com a realização de vários levantamentos, pois será o setor a entrar na próxima fase.

A gerente de projetos da Nexer, Amabile Baptistella, avalia a importância da integração das equipes. “A integração da equipe da Cooabriel e Nexer, foi primordial para o sucesso dos resultados do ciclo de testes. A dedicação, profissionalismo e carinho com todo o processo resultou em 97% de assertividade no resultado”, avaliou.

O ERP Microsoft Dynamics 365 F&O (Finance & Operations), que faz parte da ação do processo de inovação tecnológica e transformação digital da Cooabriel, é formado por um conjunto de aplicativos de negócios inteligentes que aprimoram os processos com maior controle e segurança nos dados gerados, além de padronização entre os setores, dando uma visão gerencial em 360° do processo da cooperativa como um todo.

O superintendente da Cooabriel, Carlos Augusto Pandolfi, avalia a importância do novo ERP.

O ERP Dynamics surgiu a partir da necessidade da Cooabriel em modernizar seu novo sistema de gestão de processos para apoio à projeção de crescimento da cooperativa e aprimoramento de seus controles internos. Por ser um sistema robusto, com várias etapas em sua implementação, vimos que seria um desafio as mudanças, especialmente por exigir um pouco mais das equipes internas que estavam habituadas com outros formatos. Para nossa satisfação, todas as equipes envolvidas desde o início, estão empenhadas. Não só compraram a ideia, mas estão comprometidas em entender bem a fundo o processo em busca de adotar as melhores práticas na migração do novo ERP.  Os usuários-chaves que representam as várias áreas estão participando de uma nova história junto à cooperativa. A exemplo desse novo ciclo de testes, estamos sentindo a energia e interação de toda equipe que está em verdadeira imersão nesses 15 dias diretos”, finalizou.