pube
Saúde

Febre Maculosa: prefeitura de Venda Nova divulga recomendações para prevenção da doença

Estado já registra quatro mortes causadas pela doença.

por Assessoria de Imprensa

em 11/10/2022 às 9h06

4 min de leitura

Febre Maculosa: prefeitura de Venda Nova divulga recomendações para prevenção da doença

Foto: reprodução internet

Em atenção às notícias sobre o aumento de casos da febre maculosa no Estado, ocorrido nas últimas semanas, a Prefeitura de Venda Nova, através da Secretaria Municipal de Saúde, reforça a importância da prevenção contra picadas de carrapato, principal fator de transmissão da febre maculosa nos seres humanos.  Vale ressaltar que o Estado já registra quatro mortes causadas pela doença.

A febre maculosa, que é transmitida pelo carrapato-estrela infectado pela bactéria “Rickettsia rickettsii”, possui sintomas que podem ser facilmente confundidos com a dengue, como: febre alta, dor de cabeça e muscular, enjoo e manchas na pele. Por isso a necessidade de estar atento a possíveis picadas do aracnídeo. No entanto, Para haver transmissão da doença, o carrapato precisa ficar pelo menos quatro horas fixado na pele das pessoas.

A Prefeitura de Venda Nova, recomenda aos moradores, trabalhadores e, ou turistas, que estiverem passando por qualquer área vegetada, principalmente perto de rios e matas com presença de animais silvestres, fiquem atentos:

 

Prefira andar nas áreas com mais sol quando estiver sob as árvores. Carrapatos gostam de ficar na sombra, grama, galhos, folhas de plantas e árvores. Evite se embrenhar no mato e diminua os riscos de ser picado.

Afaste-se dos esconderijos. Essa espécie adora ficar em montes de folhas em decomposição. Portanto, é melhor não pisar ou sentar perto desses lugares.

pube

Fique longe do mato alto. Os carrapatos costumam ficar sobre a grama ou vegetação alta à espera do hospedeiro (humanos ou animais). Ao passar ou esbarrar nas plantas eles podem grudar em você.

Procure por lugares ensolarados. Isto vai reduzir os riscos de que insetos grudem e piquem sua pele, pois eles buscam refúgio em locais molhados e mais escuros.

Prefira camisetas de mangas longas e calças compridas. Assim, reduzirá as chances de ser picado, pois a pele está coberta e vai dificultar o ataque, ainda que algum parasita consiga entrar por baixo do pano.

Use um chapéu. Proteja a cabeça com um boné ou lenço.

Mantenha os cabelos presos. Use rabo de cavalo, coque ou trança e mantenha as madeixas seguras para evitar “varrer” as plantas ou outros esconderijos dos insetos e levá-los com você.

Escolha roupas “solares”. É mais fácil achar os carrapatos em tecidos que reflitam a luz.

Descubra o repelente certo. Nem todo produto é eficaz contra carrapatos. Leia a bula para ter certeza de que vai funcionar.

Não esqueça dos sapatos. Passe o repelente em spray dentro e fora dos calçados para diminuir o risco do ataque dos carrapatos que estão no solo.

Trate roupas e tecidos com repelentes que contenham permetrina. Ela tem alto índice de eficiência para repelir e matar os carrapatos, mas fique atento, pois não é seguro aplicar diretamente sobre a sua pele. E no tecido tem duração maior, mesmo depois de algumas lavagens.

Não use o seu repelente no cachorro. Pets têm produtos específicos para eles. Antes de comprar verifique se é seguro para aplicar no seu bichinho.

E o mais importante: evite lugares que possam ter infestação de carrapatos! Mas se você passou por algum lugar com possível infestação de carrapato, siga os seguintes passos: 


Assim que chegar em casa, cheque se o cão, amigos ou você “pegaram” carrapatos. 
Como tal parasita transmite doenças muito perigosas, verificar se alguém está infestado reduz os riscos de contaminação. Olhe nos seguintes lugares:

  • Embaixo dos braços, axilas e atrás dos joelhos.
  • Dentro do umbigo.
  • Ao redor da cintura.
  • Entre as pernas.
  • Ao redor das orelhas.
  • Um espelho de mão ou de corpo inteiro facilita na busca pelos carrapatos.

Tome um banho assim que puder.

Retire qualquer parasita que esteja nas camisetas, calças, meias e lingerie. Use um pedaço de fita crepe ou durex e colete os insetos, que não estão grudados, com o lado da cola. Depois dobre o pedaço adesivo com o bicho dentro, feche bem e jogue no lixo.


Extraia carrapatos grudados. 
Para se livrar dos insetos presos à pele use uma pinça pontiaguda para pegar o bicho.

Avisos

  • Ao matar um carrapato com as mãos limpas, você pode se contaminar com as doenças transmitidas pelo parasita. Sempre use uma ferramenta (pinça) para ajudar a tirar o inseto, e lembre de lavar as mãos após acabar a “caçada”.
  • Siga cuidadosamente as instruções de uso dos repelentes.
  • Não aplique diretamente na pele produtos à base de permetrina. Utilize apenas nas roupas fabricadas com ele ou nas que você borrifou.
  • Consulte o médico pediatra ou o veterinário antes de usar o produto em gestantes, crianças e animais de estimação.

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!