pube
Previsão do tempo

Recorde de frio: Aracê, em Domingos Martins, registra a menor temperatura em 60 anos

por Fernanda Zandonadi

em 19/05/2022 às 11h23

2 min de leitura

Recorde de frio: Aracê, em Domingos Martins, registra a menor temperatura em 60 anos

Foto: reprodução/redes sociais

A Estação Meteorológica do Incaper, instalada na Fazenda Experimental Mendes da Fonseca, no distrito de Aracê, em Domingos Martins, marcou 1,5°C na madrugada desta quinta-feira (19). O registro foi o menor desde a instalação da estação automática, em 14 de abril de 2010. A baixa temperatura só não foi inferior ao registro de -1,0°C ocorrido em 14 de junho de 1963, feito na estação manual instalada na fazenda.

pube

A forte onda de ar polar que tomou conta do Brasil e chegou ao Espírito Santo nesta quarta-feira (18) fez os termômetros despencarem de Norte a Sul do Estado. Em Venda Nova do Imigrante, a estação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) chegou à marca de 3,9°C. Afonso Cláudio, 6,8°C e Santa Teresa, 8,6°C. Até mesmo a Região Metropolitana foi surpreendida pela friagem, com termômetros marcando 9,1°C em Vila Velha.

No Sul do Estado e Caparaó, as marcas também foram baixas. Em Cachoeiro de Itapemirim, no distrito de Pacotuba, a estação do Incaper marcou 13,9°C, em Iúna, 8,6°C. A estação do Inmet de Alegre chegou aos 10.3°C. Os dados registrados em termômetros particulares apontam temperatura ainda mais baixa. Em Castelo, 3°C, Conceição do Castelo e Muniz Freire, 4°C.

Mais recorde no Aracê?

Os próximos dias prometem. De acordo com a previsão do Incaper, há possibilidade de mínima de 3°C.  Isso porque a incursão da massa de ar de origem polar deve continuar a contribuir para o declínio acentuado das temperaturas mínimas no Estado. Há ainda de geada nos trechos de altitude elevada no Estado e o mar deverá ficar agitado por todo o trecho litorâneo.