Mais lidas 🔥

Empreendedorismo no café
Empreendedor transforma Kombi em ponto de venda dos cafés de qualidade que ele mesmo produz

Dia do Agricultor
Do concreto ao cafezal: uma história de transformação no interior capixaba

28 de julho, Dia do Agricultor
O café que trouxe uma geração de volta ao sítio centenário

Redes sociais
Brasil terá um megaterremoto em setembro? Rede Sismográfica desmente previsão

Política agrícola
Projeto cria preço mínimo para proteger produtores de cacau

Foi aprovada em Plenário nesta terça-feira (27) proposta que concede o título de Capital Nacional do Inhame ao município de Alfredo Chaves, na região serrana do Espírito Santo. O Projeto de Lei da Câmara 127/2018 é de autoria do deputado Lelo Coimbra (MDB-ES) que, em sua justificativa, ressaltou a alta produtividade da variedade do inhame produzida na região e a sua importância no cenário nacional. O projeto segue para sanção presidencial.
O inhame é um tubérculo oriundo da África e da Ásia que tem em sua composição as vitaminas A, B e C, além de amido, cálcio, carboidrato, proteína, potássio, ferro, fósforo e fibras. O produto é uma das principais fontes de renda para 600 famílias do distrito de São Bento de Urânia, em Alfredo Chaves. O município é o maior produtor de inhame do país, com uma safra de 50 mil toneladas por ano.
A matéria foi relatada na Comissão de Educação (CE) pelo senador Marcos do Val (Cidadania-ES), que reforçou a importância da produção do tubérculo até para a vida cultural da região.
“Anualmente, o município promove a Festa do Inhame. Durante o evento, há atividades como a Missa da Colheita com participação das comunidades vizinhas, abertura da exposição e comercialização de inhame e produtos típicos, almoço típico, shows de calouros, sorteios e premiações, shows de forró, e demais atividades que enfatizam a identificação da comunidade com a produção do inhame ”, defende.





