pube
Política

Agricultura familiar poderá ter calendário

Objetivo é informar sobre tipos de cultura, região atendida pelo produtor, previsão de colheita e quantidade estimada

por Assessoria de imprensa Ales

em 27/03/2023 às 7h35

2 min de leitura

Agricultura familiar poderá ter calendário

Segundo Dr. Bruno, pequeno agricultor tem dificuldade em comercializar produtos / Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

O Projeto de Lei (PL) 71/2023, proposto pelo deputado Dr. Bruno Resende (União), visa criar e divulgar um calendário de produção da agricultura familiar do Espírito Santo. O intuito é incentivar o consumo e melhorar o fluxo do comércio desses produtos, bem como servir de base para políticas públicas, orientando a aplicação de recursos na área.

O deputado explica que o calendário informará a população sobre os tipos de cultura produzida, região atendida pelo produtor, época prevista da colheita e quantidade estimada. “A agricultura familiar, como um todo, é fonte de renda de uma grande quantidade de pessoas, porém existe uma dificuldade na comercialização dos produtos”, afirma Dr. Bruno.

A iniciativa sugere que o calendário seja publicado em todo o estado. Com isso, pontua o deputado, escolas e hospitais públicos e privados poderão utilizá-lo como guia para as compras. A proposta também visa incentivar o consumo de produtos da estação em restaurantes e residências.

pube

O calendário vai contemplar a produção de agricultores familiares; comunidades tradicionais, indígenas e quilombolas; assentamentos de reforma agrária; e produtores de gêneros alimentícios certificados como orgânicos ou agroecológicos.

Na justificativa do texto, o parlamentar destaca a força da modalidade agrícola no Espírito Santo: a agricultura familiar representa 74,8% (80,7 mil) dos estabelecimentos identificados no Censo Agropecuário 2017 e abrange quase 60% (213,6 mil) das pessoas ocupadas em empresas do tipo.

Programas federais 

Dr. Bruno lembra que o governo federal incentiva a comercialização dos produtos da agricultura familiar por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e do Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PAA). “Os programas federais são de extrema importância, mas qualquer iniciativa que venha ao encontro da necessidade dos agricultores familiares, e que possibilite o aumento da produção e da venda, é bem-vinda e o calendário (…) facilita a logística para escoamento e entrega a consumidores”, norteando, por exemplo as compras nas escolas, exemplificou o deputado.

O PL 71/2023 deve tramitar nas comissões de Justiça, Agricultura e Finanças para elaboração de parecer. O procedimento antecede a análise da matéria pelo Plenário.

Acompanhe a tramitação do PL 71/2023

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!