Mais lidas 🔥

Inovação no campo
Nova variedade de banana chama atenção de produtores no ES

Rio Grande do Sul
Azeite brasileiro atinge nota máxima e é eleito o melhor do mundo em concurso na Suíça

Chuva de um lado, seca de outro
El Niño de 2026/2027 pode repetir a força e os impactos do fenômeno de 2015/2016?

Desenvolvimento rural
Mais de 161 mil mudas impulsionam produção no Norte do ES

Produção artesanal
Valença, no Rio de Janeiro, conquista 13 medalhas no Mundial do Queijo

Em cumprimento das metas e atividades estabelecidas pelo Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa (PE-PNEFA), a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, por meio do Serviço Veterinário Oficial do estado do RJ, deu início ao estudo soroepidemiológico em bovinos, com objetivo de garantir que não há a presença do vírus da febre aftosa no território fluminense.
A Superintendência de Defesa Agropecuária vem avançando o trabalho rumo ao reconhecimento internacional de livre de Febre Aftosa sem vacinação, com a certificação da Organização Mundial de Saúde Animal. Para o secretário de Agricultura, Dr.Flávio Ferreira, todo esse levantamento é necessário para deixar o estado do RJ cada vez mais perto da certificação.
Os médicos veterinários e técnicos da Defesa Agropecuária da pasta, estão atuando na coleta de soro sanguíneo de bovinos em nove municípios: Carapebus, Silva Jardim, Italva, Itaperuna, São José de Ubá, Itaboraí, São Francisco de Itabapoana, Queimados e Carmo – destaca o secretário.
As atividades consistem em uma primeira visita realizada pelos técnicos à propriedade sorteada ou selecionada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária para orientações e agendamento do início do inquérito que ocorre com a coleta do soro sanguíneo de bovinos com idade de 6-24 meses.
As propriedades receberão acompanhamento técnico até a conclusão do estudo. Ainda no mês de abril, o material será enviado ao Laboratório Federal de Defesa Agropecuária no Rio Grande do Sul – LFDA/RS.





