pube
Pecuária leiteira

Produção de silagem impulsiona setor leiteiro de família de Vila Pavão

por Site Prefeitura

em 14/08/2023 às 7h45

2 min de leitura

Produção de silagem impulsiona setor leiteiro de família de Vila Pavão

Foto: divulgação PMVP

Através da produção de silagem de milho e capim-açu, a família Bening, do interior do Córrego da Figueira, de Vila Pavão, no noroeste do Estado, está impulsionando a eficiência e a qualidade da alimentação de seus animais.

A silagem tem elevado a produção de leite na pequena propriedade da família. Em uma área de 2.8 hectares são produzidos 265 litros de leite por dia. Na administração da propriedade, eles optaram por dividir a área de pastagem em piquetes e reforçar a alimentação com a silagem, o que aumentou de forma significativa a produção leiteira na propriedade. Em uma área de 2.8 hectares são produzidos 265 litros de leite por dia.

pube

A colheita da cultura ocorre após um período de 90 dias a partir do plantio, momento em que a plantação é cortada e submetida ao processo de ensilagem. Essa técnica envolve o armazenamento do material que é picado e acondicionado em um local apropriado, onde passa por um processo de fermentação com duração de aproximadamente 40 dias.

Somente após esse período, a silagem está pronta para ser usada como alimento suplementar de alta qualidade para as vacas leiteiras e as bezerras de recria.

Segundo Gecimar Rodrigues, Secretário de Agricultura, os Bening demonstram um compromisso exemplar com a produção de alimentos balanceados e de excelência. “É evidente que essa abordagem não apenas melhora a qualidade nutricional da dieta dos animais, mas também fortalece de maneira significativa o setor leiteiro local“, comentou o secretário.

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!