Primeiro azeite capixaba

Aracê: primeiro azeite produzido em terras capixabas

A Fazenda Vale das Oliveiras, localizada no distrito do Aracê, Domingos Martins, foi palco da extração do primeiro azeite produzido no Estado do Espírito Santo. O azeite é proveniente da mistura (blend) das quatro variedades cultivadas na propriedade, sendo elas: Arbequina, Ascolano, Grappolo e Koroneiki. A colheita das azeitonas, cerca de 60 quilos, pesagem pré-estabelecida para […]

Foto: divulgação

A Fazenda Vale das Oliveiras, localizada no distrito do Aracê, Domingos Martins, foi palco da extração do primeiro azeite produzido no Estado do Espírito Santo. O azeite é proveniente da mistura (blend) das quatro variedades cultivadas na propriedade, sendo elas: Arbequina, Ascolano, Grappolo e Koroneiki.

A colheita das azeitonas, cerca de 60 quilos, pesagem pré-estabelecida para o funcionamento mínimo da máquina extratora, foi feita parte manualmente e parte mecanizada em 15 oliveiras, no último dia 9.

Após alguns ajustes iniciais na máquina extratora durante o processamento das azeitonas e após uma hora, surgiu o tão esperado primeiro azeite produzido em solo capixaba,  o azeite Aracê.  Ao todo foram produzidas 11 garrafas, classificado como azeite novo – Extra Virgem não filtrado.

Essa foi apenas a primeira extração realizada na safra capixaba que deve durar até o início de março. A previsão para o Estado é que sejam colhidas três toneladas de azeitonas. Vale lembrar que os olivais do Espírito Santo são considerados novos e em idade inicial produtiva. Estima-se que a Fazenda Vale das Oliveiras colha 1 tonelada de azeitonas até o final da safra.

Sobre o autor Redação Conexão Safra O crédito coletivo Redação Conexão Safra identifica a equipe de jornalistas, editores e profissionais que produz diariamente o conteúdo da plataforma com rigor, responsabilidade e ética. Com experiência e curadoria cuidadosa, o time entrega informações relevantes sobre o agro no Espírito Santo, no Brasil e no mundo, fortalecendo a Conexão Safra como referência e elo entre produtores, pesquisadores, investidores e formuladores de políticas. Ver mais conteúdos