pube
Olivicultura

Dia de Campo sobre Olivicultura no Espírito Santo tem recorde de público

por Assessoria de Imprensa

em 31/01/2022 às 15h45

4 min de leitura

Dia de Campo sobre Olivicultura no Espírito Santo tem recorde de público

Foto: divulgação

O principal evento sobre olivicultura do Estado do Espírito Santo foi considerado um sucesso, com direito a um recorde de público e alto nível de conhecimento dos palestrantes.

Foi realizado no último dia 22 de janeiro o II Dia de Campo sobre Olivicultura, principal evento do cultivo de oliveiras no Estado do Espírito Santo. Ao todo foram contabilizados mais de 150 participantes, destacando a presença de mais de 50 produtores de oliveiras do Estado. Esta edição contou com um número recorde quando comparado aos 45 participantes presentes na primeira edição realizada no ano de 2018.

O Espírito Santo atualmente possui 144 produtores desta cultura distribuídos em 18 municípios, totalizando aproximadamente 500 hectares cultivados no Estado. Os municípios de Domingo Martins e Santa Teresa concentram a maior parte dos olivais.

Antes mesmo da abertura do evento já estavam posicionados todos os patrocinadores participantes do evento, como a principal fabricante de equipamentos de extração de azeite de oliva no Brasil, a Fast. Empresa essa reconhecida por possuir alta qualidade na fabricação e operação de seus equipamentos, tanto a nível nacional quanto internacional.

Outras marcas patrocinadoras também participaram como o Caffè Serro, Agroquímica Teresense, Vit Agrícola, Verde Urânia, Imobiliária Ruskin Júnior, Dom Docciê e o stand da Nova Oliva. No segmento de equipamentos e insumos agrícolas podemos destacar a participação da Comercial Scardua, a maior distribuidora de produtos Stihl do Brasil. Já a empresa Ferrari Máquinas e Ferramentas apresentou os produtos da Makita do Brasil, com uma ampla linha de produtos voltados para a agricultura.

pube

As inscrições foram iniciadas logo cedo, com grande adesão de participantes já no primeiro horário. O primeiro palestrante do dia foi o MSc. Eng. Agr. Fabricio Rezende Salomão, consultor da empresa Nova Oliva. A palestra abordou a origem, expansão territorial, planejamento, formação do olival e manejo da cultura.

Na sequência foi a vez do Dr. Pedro Maranha Peche abordar os aspectos técnicos ligados a colheita, como pré-florada, floração, ponto de colheita e transporte ao lagar. O palestrante Ademir Silveira D. Ávila, representante da FAST do Brasil, abordou em seguida as operações desenvolvidas no lagar, como a recepção e o processamento das azeitonas.

No período da tarde, a qualidade sensorial do azeite, construção de marcas e comercialização foram abordadas pelo Prof.º Sandro Marques, escritor do famoso livro “Extrafresco – O guia de azeites do Brasil” e respondeu uma série de perguntas sobre o mundo dos azeites. Posteriormente foi a vez de destacar o tema sobre Turismo e Olivais com a palestra ministrada pela MSc. Adm. Luciane Gomes, editora chefe da Revista Azeites e Olivais.

O presidente da Associação dos Olivicultores do Espírito Santo – OLIVES, o Eng. Marco Aurélio, abordou as perspectivas da olivicultura capixaba, com a apresentação de novos dados e adesão para novos produtores.

As práticas de campo foram divididas em grupos. No primeiro grupo foi abordado aspectos técnicos da colheita, com a demonstração de equipamentos e colheita manual das azeitonas. O segundo grupo desenvolveu práticas de poda, adubação, conservação dos solos e demais ações que envolvem os tratos culturais. O terceiro grupo acompanhou as atividades desenvolvidas no lagar, com a apresentação da máquina extratora e demais procedimentos para o seu funcionamento, operacionalização e envaze do azeite.

O II Dia de Campo sobre Olivicultura do Estado do Espírito Santo, foi realizado pela empresa Nova Oliva Consultoria Agrícola e Associação dos Olivicultores do Espírito Santo – OLIVES.

Os organizadores agradecem a participação de todos os presentes, bem como o apoio dos patrocinadores, em especial ao Sr. Paulo Sardenberg e sua equipe por sediar o evento em sua propriedade, a Fazenda Vale das Oliveiras. Desejamos muito sucesso aos olivicultores capixabas.

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!