pube
Meio Ambiente

Seag inicia curso gratuito de barragens e gestão de recursos hídricos

por Redação Conexão Safra

em 05/04/2016 às 0h00

3 min de leitura

pube

Seag inicia curso gratuito de barragens e gestão de recursos hídricos


31 de março de 2016

Trinta e cinco profissionais, entre engenheiros agrônomos, agrícolas e civis, realizam, esta semana, o primeiro dos 12 cursos de Elaboração de Projetos de Barragens e Gestão de Recursos Hídricos. A formação segue até a próxima sexta-feira (01), em Boa Esperança, na região de abrangência da Bacia Hidrográfica do Rio Itaúnas. Os participantes serão capacitados em elaboração de projetos de barragens e caixas secas, gestão de recursos hídricos, licenciamento ambiental, outorga e em manejo de irrigação.

A ação é uma realização da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) e da Sociedade Espiritossantense de Engenheiros Agrônomos (SEEA). O projeto conta com o apoio do Bandes, da Ceasa, do CREA-ES, do Senar e do Sistema OCB/ES.

O curso será realizado em diversos municípios, considerando a divisão territorial das bacias hidrográficas. Entre os dias 25 e 29 de abril, a capacitação acontecerá em Nova Venécia, no âmbito da Bacia Hidrográfica do Rio São Mateus. As inscrições já estão encerradas.

Os demais cursos irão ocorrer nos municípios de Linhares, São Gabriel da Palha, Colatina, Afonso Cláudio, Aracruz, Santa Maria de Jetibá, Domingos Martins, Cachoeiro de Itapemirim, Anchieta e Mimoso do Sul, abrangendo todas as bacias hidrográficas do Estado (confira a programação no final do texto).

As pré-inscrições para os próximos cursos podem ser feitas por meio do site da Seag (www.seag.es.gov.br). Como as vagas são limitadas – 420 para todo o Espírito Santo, sendo 35 em cada cidade -, as fichas dos candidatos serão analisadas pelo corpo técnico da Seag. Profissionais que atuam em instituições que prestam serviço de forma gratuita terão preferência no momento da seleção. Aqueles que forem selecionados receberão confirmação via e-mail.

Enfrentamento da crise hídrica

O público-alvo do curso são engenheiros agrônomos, agrícolas ou civis ligados a instituições do Sistema Estadual de Agricultura e parceiras, aos comitês de bacias hidrográficas, às prefeituras, às cooperativas e associações e às empresas de consultoria e profissionais autônomos.

“Trata-se de uma importante capacitação, tendo em vista o cenário de escassez hídrica vivido pelo Espírito Santo. As expectativas são as melhores possíveis e o número de pré-inscrições que estamos registrando reforça nossa convicção. Ao final de cada curso, teremos turmas com profissionais muito bem capacitados para atuar na elaboração de projetos de barragens e também com uma boa base no que diz respeito à gestão dos recursos hídricos ”, afirma o gerente de Sustentabilidade da Seag, Maurício Pogian.

Confira a programação dos cursos:

pube