pube
Meio Ambiente

Incaper participa do lançamento do projeto para despoluição de água

por Redação Conexão Safra

em 08/04/2016 às 0h00

2 min de leitura

pube

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), participou do lançamento do projeto “SOS Cascata do Galo ”, na tarde desta quarta-feira (6), na comunidade do Galo, localizada no município de Domingos Martins, Região Serrana do Espírito Santo. A iniciativa tem como objetivo a melhoria da qualidade da água para moradores da região.

Aproximadamente 50 pessoas, entre elas produtores rurais e moradores da comunidade, participaram do evento. Entre as ações previstas para a realização do projeto, o programa prevê a instalação de biodigestores para diminuir a emissão de resíduos domiciliares nos cursos d´água que deságuam no local.

“O lançamento do projeto só reforça o trabalho de conscientização sobre a importância da qualidade da água que os moradores utilizam dia a dia na região. Com esse trabalho, buscamos também a melhoria das práticas agrícolas, recuperação florestal das matas ciliares, além de agregar qualidade ambiental ao turismo da Cascata do Galo ” ressaltou o extensionista do Incaper João Miranda dos Santos.
Passos do “SOS Cascata do Galo ”

O primeiro passo do trabalho foi a delimitação da área do projeto &ndash, microbacia da Cascata do Galo, seguida de visita e seleção às propriedades e residências. São 47 casas que serão contempladas com os equipamentos. O poder público irá fornecer o biodigestor e caixa de gordura, além de auxiliar na montagem. Em contrapartida, o morador será o responsável pelo custeio com os materiais necessários para a instalação.

Após as visitas domiciliares, foram definidos os pontos de amostragem e análise de água e adquiridos os produtos. Os moradores já passaram pela fase de treinamento e puderam conhecer como funcionam os produtos e tirar as dúvidas em relação a sua instalação, funcionalidades, manutenção e alternativas complementares. O próximo passo será a instalação do Sistema de Tratamento de Esgotos nas casas em toda a comunidade.

Fonte: Incaper

pube