pube
Meio Ambiente

Incaper incentiva o uso racional da água

por Redação Conexão Safra

em 23/03/2016 às 0h00

3 min de leitura

pube
O Dia Mundial da Água, 22 de março, foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1992 para que a cada ano houvessem discussões sobre como conservar esse bem natural. A quantidade de água doce no planeta Terra não chega a 3%. E essa pequena porcentagem têm sido contaminada, degradada e poluída pela ação humana. O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) busca incentivar a produção agropecuária com foco na sustentabilidade por meio da geração, transferência e disponibilização de tecnologias agropecuárias.

Para ajudar a combater contaminações e preservar a água, o Incaper promove conscientização junto aos produtores assistidos pelo Instituto. Conheça algumas dessas ações:

Práticas Vegetativas para Conservação do Solo e da Água

O Incaper orienta os produtores a adotarem as boas práticas de manejo do solo, utilizando o plantio em curva de nível, deixando faixas de vegetação nativa entre as linhas das plantas (ruas), principalmente em terrenos de relevo acidentado, evitando expor o solo ao sol e à chuva, reduzindo o número de capinas.

O manejo adequado das ervas nativas nas lavouras de café por meio de roçadas, visa minimizar o processo de erosão, melhorar as características do solo, principalmente as físico-hídricas, e aumentar a produtividade. Com isso as perdas de solo, água e nutrientes são reduzidas, assim como os custos com capinas e reposição de fertilizantes.

Resultados de pesquisa do Incaper em áreas cultivadas com declividade média de 20% mostraram que a tecnologia reduziu as perdas de solo em até 70% e água em até 55% nas lavouras, permitindo a recarga do lençol freático, perenizando as nascentes e mananciais.

As práticas de preparo, manejo e conservação do solo e água realizadas de forma integrada conferem maior sustentabilidade à cafeicultura do Estado.


Caixas Secas (Caixa de infiltração)
As caixas secas são reservatórios tecnicamente dimensionados, construídos, em geral, nas margens de carreadores e estradas internas da propriedade rural para captar as águas de chuva. A técnica reduz as enxurradas, erosão, assoreamento dos rios e depredação das estradas pela chuva. No período chuvoso, as caixas secas aumentam a capacidade de armazenamento de água, o que aumenta o abastecimento do lençol freático, favorecendo a manutenção das nascentes e a vazão dos córregos nos períodos mais críticos.

Cobertura Florestal

As equipes de assistência técnica e extensão rural do Incaper incentivam o aumento da cobertura florestal, aliando produção agrícola à preservação do meio ambiente, melhorando o ciclo da água. Com isso, ocorre o aumento da cobertura do solo com folhas e matéria orgânica, permitindo manutenção da umidade do solo.

Os técnicos também estimulam a adoção de sistemas agroflorestais e de espécies que possam, além de promover a manutenção do equilíbrio ambiental, ter utilidade econômica, como seringueira, juçara, açaí e outros.

O Incaper participa do Programa Reflorestar, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), fazendo a divulgação do programa no campo, elaborando o projeto técnico e dando assistência aos produtores que aderem ao programa.

O Reflorestar dá oportunidade ao produtor de recuperar áreas de preservação permanente, como entorno das nascentes, margens de rio e topos de morro, mantendo e ampliando a cobertura florestal. Com isso, o produtor tem a oportunidade de aumentar a sua renda e adotar práticas que promovam a recuperação e/ou manutenção do equilíbrio ambiental.

,Fonte: Incaper ,

pube