Incaper incentiva o uso racional da água
por Redação Conexão Safra
em 23/03/2016 às 0h00
3 min de leitura

“
Para ajudar a combater contaminações e preservar a água, o Incaper promove conscientização junto aos produtores assistidos pelo Instituto. Conheça algumas dessas ações:
Práticas Vegetativas para Conservação do Solo e da Água
O Incaper orienta os produtores a adotarem as boas práticas de manejo do solo, utilizando o plantio em curva de nível, deixando faixas de vegetação nativa entre as linhas das plantas (ruas), principalmente em terrenos de relevo acidentado, evitando expor o solo ao sol e à chuva, reduzindo o número de capinas.
O manejo adequado das ervas nativas nas lavouras de café por meio de roçadas, visa minimizar o processo de erosão, melhorar as características do solo, principalmente as físico-hídricas, e aumentar a produtividade. Com isso as perdas de solo, água e nutrientes são reduzidas, assim como os custos com capinas e reposição de fertilizantes.
Resultados de pesquisa do Incaper em áreas cultivadas com declividade média de 20% mostraram que a tecnologia reduziu as perdas de solo em até 70% e água em até 55% nas lavouras, permitindo a recarga do lençol freático, perenizando as nascentes e mananciais.
As práticas de preparo, manejo e conservação do solo e água realizadas de forma integrada conferem maior sustentabilidade à cafeicultura do Estado.
Caixas Secas (Caixa de infiltração)
As caixas secas são reservatórios tecnicamente dimensionados, construídos, em geral, nas margens de carreadores e estradas internas da propriedade rural para captar as águas de chuva. A técnica reduz as enxurradas, erosão, assoreamento dos rios e depredação das estradas pela chuva. No período chuvoso, as caixas secas aumentam a capacidade de armazenamento de água, o que aumenta o abastecimento do lençol freático, favorecendo a manutenção das nascentes e a vazão dos córregos nos períodos mais críticos.
Cobertura Florestal
As equipes de assistência técnica e extensão rural do Incaper incentivam o aumento da cobertura florestal, aliando produção agrícola à preservação do meio ambiente, melhorando o ciclo da água. Com isso, ocorre o aumento da cobertura do solo com folhas e matéria orgânica, permitindo manutenção da umidade do solo.
Os técnicos também estimulam a adoção de sistemas agroflorestais e de espécies que possam, além de promover a manutenção do equilíbrio ambiental, ter utilidade econômica, como seringueira, juçara, açaí e outros.
O Incaper participa do Programa Reflorestar, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), fazendo a divulgação do programa no campo, elaborando o projeto técnico e dando assistência aos produtores que aderem ao programa.
O Reflorestar dá oportunidade ao produtor de recuperar áreas de preservação permanente, como entorno das nascentes, margens de rio e topos de morro, mantendo e ampliando a cobertura florestal. Com isso, o produtor tem a oportunidade de aumentar a sua renda e adotar práticas que promovam a recuperação e/ou manutenção do equilíbrio ambiental.
,Fonte: Incaper ,
“
Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!