Meio Ambiente

Café com Sustentabilidade é tema de encontro em Domingos Martins

por Redação Conexão Safra

em 19/05/2016 às 0h00

2 min de leitura

Café com Sustentabilidade é tema de encontro em Domingos Martins

pube
A cafeicultura, uma das principais e mais tradicionais atividades agrícolas de Domingos Martins, foi tema de um encontro com mais de 100 agricultores familiares e produtores rurais em Ponto Alto, em Domingos Martins. A iniciativa foi do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), por meio do escritório local do município.

Sobre o tema “Café com sustentabilidade ” os agricultores puderam debater o desenvolvimento do cultivo, o manejo da produção e as perspectivas de mercado, além da apresentação da proposta do Concurso de Café de Domingos Martins.

A programação contemplou a apresentação de ações desenvolvidas pelo poder público para o fortalecimento da atividade no município. O técnico do Incaper Marcos Teixeira falou sobre procedência, causas e formas de evitar defeitos na produção de café, com ênfase no processo de colheita e pós-colheita e agregação de valor.

A tendência dos cafés especiais e os casos de sucesso também foram temas de palestras com o agricultor de Domingos Martins, Adriano Orlando Wruck. Já o presidente do Centro do Comércio do Café de Vitória, Jorge Luiz Nicchio, apresentou a situação atual do mercado do café.

Encerrando a programação do “Café com sustentabilidade ”, o secretário de Desenvolvimento Rural lançou a proposta do Concurso de Café de Domingos Martins, que irá avaliar e premiar os melhores cafés produzidos no município. A premiação tem data prevista para 11 de novembro.

A economista doméstica e chefe do escritório local, Vera Lucia Martins Santos, salientou que a ideia surgiu de uma demanda dos agricultores alunos do “Curso de Produtor Informado ”, que está acontecendo em Domingos Martins e está no 4º módulo. O curso faz parte do Programa Café Sustentável. O Projeto visa a capacitar, por meio de cursos, os cafeicultores de Conilon e Arábica interessados em melhorar a gestão de suas propriedades e a qualidade do café.

Fonte: Incaper

pube