pube
Giro pelo Mercado

Feira RIO RURAL apresentará produção da agricultura sustentável no estado

por Redação Conexão Safra

em 01/06/2016 às 0h00

7 min de leitura

pube
De 24 a 26 de junho, evento gratuito no Jockey Club da Gávea vai promover o encontro do mundo rural com o urbano

Não somente as festas juninas trarão o clima rural para o Rio de Janeiro nessa época do ano. De 24 a 26 de junho, acontece, no Jockey Club da Gávea, a Feira Rio Rural 2016. Aberta ao público, o grande evento realizado pela Federação de Agricultura do Estado do Rio de Janeiro (Faerj), com o apoio da Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária, vai transformar a cidade na capital da produção agropecuária e da agroindústria fluminense e encher os olhos daqueles que ainda não conhecem a diversidade e a qualidade desses produtos.

Durante três dias, cerca de 200 produtores de todas as regiões do estado vão expor e comercializar doces, laticínios, cachaças, mel, produtos orgânicos, flores, cafés especiais e artesanato, entre outros. Os visitantes terão a oportunidade não só de comprar diretamente do produtor, o que significa preços competitivos, mas também de conhecer mais sobre o processo que valoriza a produção de alimentos com a conservação dos recursos naturais. Além das experiências gastronômicas, fazem parte da programação da Feira Rio Rural 2016 exposições, apresentações de teatro, atividades lúdicas para crianças, oficinas e palestras. Mais do que aproximar o público urbano do homem do campo, o evento pretende contribuir para o crescimento e desenvolvimento do setor rural no estado.

A marca escolhida para dar nome à feira faz referência ao programa Rio Rural, principal política pública da Secretaria Estadual de Agricultura para promover o desenvolvimento rural sustentável. Executado em parceria com o Banco Mundial, o programa tem como objetivo a melhoria da qualidade de vida no campo, com aumento da renda do produtor rural conciliado com a conservação e o uso sustentável dos recursos naturais.

Para o alcance dessa meta, o programa Rio Rural desenvolve sua estratégia de ação a partir das comunidades que vivem nas microbacias hidrográficas, espaços geográficos delimitados pela rede hídrica (nascentes, córregos, rios, aquíferos etc). O programa incentiva a adoção de sistemas produtivos sustentáveis, com técnicas mais eficientes e ambientalmente adequadas. Até 2018 serão beneficiados 48 mil agricultores familiares residentes em 366 microbacias de 72 municípios fluminenses.

De acordo com o secretário estadual de Agricultura, Christino Áureo, é importante ter noção do quanto os consumidores estão ávidos não apenas pelos produtos, mas principalmente por conhecer o processo de produção, a origem e a segurança dos alimentos que colocam na mesa da família, conceito este que vem sendo discutido no mundo todo.

– Esta feira tem como foco o encontro do mundo rural com o urbano. Queremos mostrar que o produtor fluminense tem compromisso com a sustentabilidade e com a qualidade do que oferece. Será a oportunidade de mostrar ao público que não há conflito entre a agricultura e o meio ambiente. Através do Programa Rio Rural e das ações da secretaria, estamos comprovando que essa convivência é mais do que possível – frisou Christino Áureo.

Com entrada franca, a feira
estará aberta ao público das 14 às 22 horas. O evento tem patrocínio do Sistema Fecomércio, Sebrae, Banco do Brasil, Vigor e BRF.

O Rio Rural 2016 em detalhes

Na Feira Rio Rural 2016, as regiões do Estado serão subdivididas nas chamadas microbacias, nome dados à organização de comunidades ao longo de rios, nascentes e córregos. Para que o público possa conhecer mais essas regiões, totens de sinalização trarão QR codes que irão direcionar os visitantes diretamente para o site da Secretaria de Agricultura do Estado, onde será possível obter informações e imagens das microbacias, mesmo aquelas que não estiverem representadas no evento. Os programas da Secretaria abrangem 366 microbacias no estado.

O público encontrará uma área exclusiva de gastronomia. Cada região representada no evento terá um foodtruck, que venderá produtos criados com os ingredientes típicos de cada local.

Entrada &ndash, Túnel Sensorial

Na entrada do evento, os visitantes terão os sentidos aguçados no túnel sensorial. No espaço, o público verá projeção de imagens de produtos típicos da agricultura do estado e terá o tato e o olfato estimulados por grãos e terra que irão compor a cenografia do túnel sensorial.

Exposição Do Campo para Sua Mesa

Logo após o túnel, o visitante verá a exposição “Do campo para sua mesa ”. O público terá a oportunidade de ver produtos que muitas vezes nem conhece sem que tenha passado antes por suas transformações e refinos até chegar a sua mesa, como pés de café, por exemplo.

Florescer

Para quem gosta de flores, o evento dedicará um espaço exclusivo à produção do estado. Serão 200 m² para apresentar e comercializar uma grande variedade de flores e plantas ornamentais de diferentes regiões do Rio de Janeiro.

Orgânicos

Vinte e cinco expositores irão compor uma área totalmente dedicada à produção de orgânicos no estado. Os visitantes terão acesso a uma grande variedade de produtos cultivados a partir de práticas sustentáveis.

Espaço Turismo Rural

O Rio de Janeiro oferece ao visitante uma grande quantidade de destinos turísticos no próprio estado. No evento serão apresentadas algumas dessas opções de passeios.

Espaço Alimente-se Bem

O visitante poderá participar de oficinas gastronômicas e educativas com os alimentos provenientes da agricultura fluminense, onde receberá dicas de receitas, lavagem, embalagem correta e aproveitamento integral dos alimentos. Os participantes das aulas show poderão degustar os pratos elaborados e levar as receitas para casa.

Espaço Agroecologia

Neste espaço, os visitantes poderão participar diariamente de oficinas, com inscrição prévia pelo site do evento (www.eventoriorural.com.br).

15h &ndash, Artesanato Rural (a ser definido palestrante)

16h30 &ndash, Compostagem (Ianê Barreto)

18h &ndash, Como montar uma horta urbana (Ianê Barreto)

19h30 &ndash, Arte floral &ndash, como fazer e conservar arranjos florais ( Nazareth Dias)

Este também será o espaço institucional da Secretaria de Agricultura do Estado do Rio de Janeiro e do Programa Rio Rural, onde o visitante poderá conhecer este e outros projetos da Secretaria. No espaço, haverá distribuição de folders, banners, jornais, revistas relatórios e brindes.

Atividades interativas também fazem parte da programação do espaço Agroecologia. O público poderá conhecer melhor o universo da produção rural através do Beabá Rural. Numa tela touch, o visitante poderá escolher palavras técnicas e, com um simples toque, verá não só a imagem como a definição das palavras. Um Quiz Rural sobre temas como o uso e gestão da água também movimentará o espaço.

Em paralelo, serão transmitidos depoimentos de produtores rurais que já protegeram nascentes. Os visitantes terão um espaço para gravar depoimentos de incentivos e agradecimento aos produtores. Ainda no espaço Agroecologia, dois paineis georreferenciados exibirão e
identificarão as microbacias do estado.

Espaço Teatro e Música

Grupos musicais e folclóricos do interior do Estado do Rio de Janeiro irão se apresentar no palco do Rio Rural 2016. O espaço também receberá espetáculos teatrais infantis.

Fórum do Agricultor

Programa de palestras sobre incentivos e projetos para o desenvolvimento da atividade, sempre às 11 horas.

RIO RURAL 2016

De 24 a 26 de junho

Jockey Club da Gávea ( Praça Santos Dumont, 31 &ndash, Gávea &ndash, Rio de Janeiro, RJ)

Das 14h às 22h

Entrada Gratuita

pube