Giro pelo Mercado

Conilon capixaba atrai a atenção de investidores dos EUA

por Redação Conexão Safra

em 07/06/2016 às 0h00

2 min de leitura

Conilon capixaba atrai a atenção de investidores dos EUA

pube


O conilon capixaba atraiu a atenção de investidores dos Estados Unidos.

A cafeicultura do Espírito Santo, mais uma vez, atrai a atenção de organizações internacionais. Na última semana, um grupo de investidores norte-americanos esteve no Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) para conhecer um pouco mais a respeito das tecnologias desenvolvidas para o conilon capixaba.

“Os Estados Unidos são um dos maiores utilizadores de commodities, e são os maiores consumidores de café do mundo. Eles já sabiam que o conilon aqui do Espírito Santo era referência no mundo, e vieram conhecer de perto. Viram uma projeção boa, encontraram um cenário de dificuldade por causa da seca, mas levaram um conceito positivo a respeito de tudo que foi construído no conilon aqui no Estado ”, disse Romário Gava Ferrão, pesquisador do Incaper e coordenador do programa estadual de cafeicultura.

Os pontos que mais impressionaram os visitantes foram o fato do grande aumento de produtividade do café a partir das pesquisas realizadas pelos técnicos do Instituto, além da criação de mecanismos próprios de irrigação e a cooperação entre o Incaper e os produtores rurais.

“O Incaper dá um banho em instituições centenárias. Eu vejo muita pesquisa lá em São Paulo que morre dentro da biblioteca. Eu não vejo a extensão que vocês têm aqui, eu não vejo essa capacidade que vocês têm de aproximação com o produtor rural, de transmissão da tecnologia ”, disse o engenheiro agrônomo Antonio Luis Jamas, representante da empresa no Brasil.

“Nós vimos como as variedades do Incaper aumentaram a qualidade do café. É realmente impressionante ver os números com os resultados conseguidos pelo Instituto ”, comentou Nicholas Topjian, que veio de Nova York conhecer as atividades desenvolvidas no Incaper pelas equipes técnicas e de extensão rural.

Os trabalhos do Incaper em prol do desenvolvimento da cafeicultura foram apresentados por Ferrão juntamente com os pesquisadores José Antonio Lani (Incaper) e Aymbiré Francisco Almeida da Fonseca (Incaper/Embrapa). Além da visita à sede do Incaper, o grupo esteve na Fazenda Experimental do Incaper em Marilândia, conheceu um produtor rural de base familiar e, posteriormente, foi à Cooabriel, no município de São Gabriel da Palha.

Fonte: Incaper

pube