Mais lidas 🔥

Inovação no campo
Nova variedade de banana chama atenção de produtores no ES

Rio Grande do Sul
Azeite brasileiro atinge nota máxima e é eleito o melhor do mundo em concurso na Suíça

Chuva de um lado, seca de outro
El Niño de 2026/2027 pode repetir a força e os impactos do fenômeno de 2015/2016?

Desenvolvimento rural
Mais de 161 mil mudas impulsionam produção no Norte do ES

Produção artesanal
Valença, no Rio de Janeiro, conquista 13 medalhas no Mundial do Queijo

A Zona de Convergência do Atlântico Sul, ZCAS, é o principal sistema meteorológico do verão no Brasil responsável por um período prolongado de chuva frequente e volumosa sobre parte das Regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste. E ela estará de volta nesta virada de janeiro para fevereiro.
De acordo com os meteorologistas da Climatempo, entre os dias 30 de janeiro e 02 de fevereiro importantes áreas agrícolas estarão na rota das chuvas fortes e volumosas.
Com essa grande área de nuvens carregadas estabelecida pode chover forte e com volumes elevados sobre áreas de São Paulo, Rio de Janeiro, centro-sul de Minas Gerais, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, áreas do centro norte de Mato Grosso do Sul e Tocantins. Vale destacar este alerta. A maior parte de Minas e do interior do Rio podem superar os 100 milímetros de chuva, situação mais delicada para o sul de Minas, com acumulados acima de 300 milímetros.

Mais uma vez as chuvas devem paralisar atividades de colheita da soja e milho primeira safra, desenvolvimento da soja plantada mais tarde e o plantio do milho segunda safra. Para o café de Minas Gerais, os volumes elevados de chuva podem além de paralisar os tratos culturais nas fazendas causar danos em alguns municípios, resultando em alagamentos e dificuldades para a mobilidade em estradas rurais.




