Geral

Tradicional Mercado da Pedra vai ser restaurado em Cachoeiro de Itapemirim

Um antigo sonho da população de Cachoeiro de Itapemirim começou a ser concretizado na manhã desta quarta-feira (04)...

por Redação Conexão Safra

em 05/05/2016 às 0h00

3 min de leitura

Tradicional Mercado da Pedra vai ser restaurado em Cachoeiro de Itapemirim

pube

Um antigo sonho da população de Cachoeiro de Itapemirim começou a ser concretizado na manhã desta quarta-feira (04). Foi assinada a Ordem de Serviço para o início das obras de reforma do Mercado da Pedra, localizado no bairro Guandu. O mercado, construído em 1967, é tombado como patrimônio histórico da cidade e um dos principais pontos de comércio de hortifrutigranjeiros do município. A reforma do espaço está sendo viabilizada pela parceria entre a Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) e a Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim.

Serão investidos cerca de R$ 413 mil para a restauração do local. Os recursos foram garantidos pela emenda do deputado estadual licenciado e atual secretário de Trabalho e Assistência Social, Rodrigo Coelho. Durante a solenidade que marcou o início das obras no Mercado da Pedra, a Seag também entregou ao município uma escavadeira hidráulica, no valor de R$248 mil, que será utilizada no auxílio aos produtores rurais que estão enfrentando os reflexos de uma das mais graves estiagens da história do estado.

A reforma do Mercado da Pedra será tocada pela prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim e tem o objetivo de restaurar instalações elétricas, hidráulicas, hidrossanitárias e adaptar os banheiros para torná-los acessíveis a qualquer cidadão. A expectativa é que as obras durem em torno de quatro meses, período no qual o mercado ficará fechado.



Comemoração

No entanto, mesmo com a necessidade de fechamento do local para as obras, os lojistas estão otimistas. O comerciante João Pedro Mota trabalha no mercado há 26 anos. Herdou o ponto do pai, que foi um dos primeiros lojistas do local. João Pedro comemorou o início das obras e ressaltou que a reforma do mercado era um sonho antigo dos comerciantes do espaço.

“Essa reforma já era pra ter sido feita há algum tempo. Mas agora temos fé e esperança de que ela vai sair. Vamos ter melhores condições para trabalhar e para atender nossos clientes, que por sua vez terão mais conforto aqui. Vamos ficar parados por quatro meses, mas isso não vai ser problema, pois tenho certeza de que vai valer a pena ”, afirmou.

O secretário de Estado da Agricultura, Octaciano Neto, destacou a importância histórico-cultural do mercado e ressaltou que a reforma do espaço vai devolver o charme do local, possibilitando o incremento do comércio e a melhoria da renda dos comerciantes. “Os consumidores também terão um mercado adequado e poderão fazer suas compras com conforto e segurança ”, destacou.

O prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Carlos Castiglione, destacou que o momento é de muita alegria. “Essa obra era muito esperada por todos aqui de Cachoeiro. Era muito aguardada pelos nossos lojistas, pelos frequentadores desse espaço. O Mercado da Pedra é mais um ponto para a comercialização de nossos produtores rurais, um espaço diversificado e importante para o município, que dentro de poucos meses será entregue à sociedade ”, pontuou.


pube