Geral

Tecnologia aplicada na área da cafeicultura é tema de palestra

por Redação Conexão Safra

em 08/06/2016 às 0h00

2 min de leitura

Tecnologia aplicada na área da cafeicultura é tema de palestra

pube

A Poda Programada do Café Arábica foi tema de palestra ministrada pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), durante a 18ª Festa do Café, em Venda Nova do Imigrante.

O pesquisador do Instituto, Abraão Carlos Verdin Filho, ministrou a palestra que teve a participação ativa dos produtores rurais e comunidades vizinhas. “Essa tecnologia é propicia para o produtor da região das montanhas que faz a colheita manual. Conseguimos aumentar a produtividade em 26%, já a mão de obra na colheita foi reduzida em 50%. Além disso, ela contribui para a maior uniformidade na maturação dos frutos. Sem dúvidas é uma tecnologia que contribui, e muito, para a cafeicultura capixaba ”, ressaltou.

Sobre a tecnologia

A tecnologia é desenvolvida há, pelo menos, oito anos por uma equipe de pesquisadores do Incaper. A base da tecnologia, em linhas gerais, foi adaptar a técnica da Poda Programada de Ciclo do Café Conilon, que tem sido muito eficiente e aplicada pelos produtores, para o café arábica.
O trabalho teve início entre os anos de 2007 e 2008, em Baixo Guandu, quando o produtor Ademar Luiz Fransskoviak demonstrou bastante interesse pela forma da poda programada do Café Conilon e começou a indagar sobre a possibilidade de aplicar essa mesma forma no café arábica.

Fonte: Incaper

pube