Mais lidas 🔥

Premiação internacional
Do cafezal ao Vale do Silício: capixaba conquista prêmio internacional com invenção

Café de valor agregado
Nova modalidade de café chega ao Vale do Jequitinhonha com financiamento do BNB

Anuário do Agronegócio Capixaba 2025
Da lavoura ao mundo: o domínio capixaba da pimenta-do-reino

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 26 de agosto

Artigo
Ameaça à cafeicultura brasileira

O anchietense Marcus Vinícius Mezadri (40) conquistou o título de sommelier Gradus, concedido pela International Sommelier Guild (ISG), uma das mais reconhecidas escolas de sommeliers do mundo, representada no Brasil pela Celebrare Escola de Vinho. É o único capixaba na lista dos seis brasileiros com o título.
Mezadri pegou gosto pelo vinho durante uma viagem que fez na Europa. Depois disso começou a estudar sobre o assunto e a se dedicar no segmento, participando de confrarias, cursos, feiras e degustação às cegas. Para a certificação, ele passou por três dias seguidos de exames, que foram realizados em São Paulo, na Casa do Porto.
A certificação sommelier Diploma Program é uma das mais difíceis na indústria do vinho. “É um imenso orgulho e uma honra ser o primeiro e único capixaba a alcançar esse nível de certificação internacional. Atualmente, somente eu e mais 05 profissionais brasileiros temos a distinção de ‘Sommeliers Gradus’ na América do Sul”, disse Mezadri
O capixaba é sommelier formado pela Associação Brasileira de Sommeliers (ABS-RS), filiada à Association de la Sommellerie Internationale (ASI); tem nível avançado em vinhos pela Wine & Spirit Education Trust (WSET), com sede no Reino Unido, e foi finalista do Concurso de Melhor Sommelier do Alentejo de 2019, além de sócio e fundador de uma marca própria de vinhos com distribuição no Espírito Santo.




