pube
Geral

Shopping Moxuara ganha Feira Agroecológica aos domingos

Os moradores de Cariacica ganharam mais uma opção para comprar alimentos frescos, saudáveis e vendidos diretamente do produtor...

por Redação Conexão Safra

em 16/05/2016 às 0h00

8 min de leitura


pube

Os moradores de Cariacica ganharam mais uma opção para comprar alimentos frescos, saudáveis e vendidos diretamente do produtor. …Foi inaugurada, neste domingo (15), a Feira Agroecológica do Shopping Moxuara, que irá funcionar todos os domingos, das 11 horas às 16 horas. A feira conta com a participação de dez grupos de agricultores familiares de Cariacica, Santa Leopoldina, Domingos Martins e Santa Maria de Jetibá. No local, é possível encontrar produtos como verduras, frutas e legumes, cultivados sem o uso de agrotóxicos. Também são oferecidos produtos da agroindústria, como pães, geleias, bolos e iogurtes, também produzidos de maneira orgânica.


A solenidade de inauguração contou com a presença do prefeito de Cariacica, Geraldo Luzia de Oliveira Júnior, do gerente de Agroecologia e Produção Vegetal da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), Aureliano Nogueira da Costa, de representantes do Sebrae, além de dezenas de consumidores que foram prestigiar o primeiro dia da feira.

A Feira Agroecológica do Shopping Moxuara é a segunda do gênero realizada em Cariacica e a 11º na Grande Vitória. Os moradores do município também contam com a Feira Agroecológica da Praça John Kennedy (Praça do Parque Infantil), em Campo Grande, que acontece todos os sábados, das 6 horas às 12 horas.


Programa de Fortalecimento da Agricultura Orgânica

As Feiras Agroecológicas são frutos do Programa de Fortalecimento da Agricultura Orgânica da Seag. Elas são bem mais do que um espaço de comercialização de produtos sem agrotóxicos, pois são realizadas em um ambiente descontraído, com interação social, cultural e, acima de tudo, ajudam no processo de conscientização sobre os benefícios de um consumo responsável e saudável.

Os sistemas orgânicos e agroecológicos se caracterizam, principalmente, pela não utilização de produtos químicos no processo de produção. Os agroecológicos atendem às exigências do sistema de sustentabilidade e precisam passar por um processo de certificação para serem denominados orgânicos.


O mercado brasileiro de alimentos orgânicos e agroecológicos está crescendo a taxas que passam de 20% ao ano, conforme registros do projeto Organics Brasil. No Espírito Santo essa realidade não é diferente. Esses produtos vêm ganhando o mercado e a mesa dos consumidores capixabas. Já são mais de 300 produtores certificados no Estado, que atuam em vários municípios, como Santa Maria de Jetibá, Iconha, Fundão, Muqui, Cachoeiro do Itapemirim, Nova Venécia, Pedro Canário e Laranja da Terra.

O gerente de Agroecologia e Produção Vegetal da Seag, Aureliano Nogueira da Costa, enfatizou que a abertura de novos canais de comercialização atende a uma das demandas do setor de orgânicos, levantada dentro do Plano Estratégico da Agricultura Capixaba (Pedeag 3). Para ele, este é um importante passo o crescimento do setor no Espírito Santo e que beneficia diretamente dois grupos da sociedade.

“O produtor rural agora tem mais um espaço para vender seus produtos, em um ambiente diferenciado, com ar condicionado, acesso ao consumidor e todas as facilidades de carregamento e descarregamento do que é vendido. Já a população ganha com a possibilidade de comprar alimentos que são produzidos sem o uso de agroquímicos ”, ressaltou.



Plantando e colhendo saúde

Entre os produtores familiares que estão comercializando na Feira Agroecológica do Shopping Moxuara está Washington Machado, que é diretor da Organização de Controle Social de Domingos Martins, que reúne oito famílias de agricultores que possuem a certificação de produção orgânica do Ministério da Agricultura. Segundo ele, a abertura de novos espaços para a comercialização desses produtos é fundamental para a expansão do cultivo de orgânicos no estado.

“O crescimento do mercado depende da abertura de novos espaços como esse, aqui no shopping. Aqui, podemos vender diretamente para os consumidores, sem atravessadores, o que acaba fazendo com que o preço final seja praticamente o mesmo dos produtos convencionais encontrados em supermercados, por exemplo. Mas aqui temos o grande diferencial que é a produção feita em base sustentável, sem uso de produtos químicos ”, afirmou.


A produtora Adriana Jastruw, de Santa Maria de Jetibá, também está comercializando na Feira Agroecológica do Shopping Moxuara. São mais de 30 produtos diferentes, entre raízes, hortaliças, frutas, entre outros. Ela conta que há dois anos decidiu deixar a produção convencional para se dedicar ao cultivo orgânico.

“O que pesou muito para que nós passássemos do convencional para o orgânico foi a questão da saúde. Tínhamos muitos problemas na família. Hoje, o veneno não entra em nossa propriedade. Investimos em capacitação e em novas técnicas de manejo e o resultado está sendo ótimo. Podemos dizer com orgulho que agora plantamos saúde, colhemos saúde e vendemos saúde ”, ressaltou a agricultora.

A presidente da Associação de Agricultores e Agricultoras de Produção Orgânica Familiar de Santa Maria de Jetibá – AMPARO FAMILIAR, Selene Hammer Tesch, ressaltou que a comercialização dos produtos agroecológicos dentro de um shopping center representa uma grande oportunidade para os produtores e também para os consumidores.

“Muitos produtores aqui estão certificados há mais de 20 anos e nunca pensamos que chegaríamos a um shopping. Fizemos um trabalho de parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura e conseguimos abrir mais esse importante canal de comercialização na Grande Vitória ”, comemorou.

Orgânico/Agroecológico no Espírito Santo

Em uma feira orgânica todos os produtores já passaram pelo processo de certificação. Na feira agroecológica, os produtores estão em processo de certificação. No Espírito Santo, os produtos orgânicos e agroecológicos vêm ganhando o mercado e a mesa dos consumidores. Já são mais de 300 produtores certificados, que atuam em vários municípios, como Santa Maria de Jetibá, Iconha, Fundão, Muqui, Cachoeiro do Itapemirim, Nova Venécia, Pedro Canário e Laranja da Terra.

Atualmente, são produzidas em média três mil toneladas de orgânicos por mês no Espírito Santo. A produção de outras 10 mil toneladas está em fase de transição para o modelo orgânico. Entre os produtos que se destacam estão hortaliças em geral, frutas, produtos da agroindústria caseira, como pães, biscoitos, bolos, doces e geleias. Flores, plantas medicinais e temperos também são comercializados nos mais de 50 pontos de venda do Estado, entre supermercados, feiras livres e feiras especializadas. Pelo menos 40 municípios no Estado produzem orgânicos atualmente, 21 deles com produtores certificados.

Para impulsionar e desenvolver tecnologias voltadas à modalidade orgânica, o Incaper mantém uma Unidade de Referência em Agroecologia em Domingos Martins. Denominado “Desenvolvimento Integrado de Tecnologias e Indicadores Agroambientais para a Produção de Alimentos Orgânicos ”, o projeto treinou mais de 500 produtores e recebeu a visita de mais de 4 mil pessoas ao longo de 25 anos de história. Em 2014, venceu o Prêmio Celso Furtado de Desenvolvimento Regional, concedido pelo Ministério da Integração Nacional.

Feira de produtos orgânicos/agroecológicos na Grande Vitória

Vitória

Feira de Produtos Orgânicos de Barro Vermelho
Endereço: Rua Arlindo Brás do Nascimento, atrás da Emescam
Horário de Funcionamento: sábado – das 6 horas às 12 horas

Feira de Produtos Orgânicos da Praça do Papa
Endereço: Estacionamento da Praça do Papa – Enseada do Suá
Horário de Funcionamento: quarta-feira – das 15 horas às 20h30

Feira de Produtos Orgânicos de Jardim Camburi
Endereço: Av. Isaac Lopes Rubim – próximo à Faculdade Estácio de Sá
Horário de Funcionamento: sábado – das 06 horas às 12 horas

Cariacica

Feira Agroecológica de Cariacica
Endereço: Praça John Kennedy (Praça do Parque Infantil) – Campo Grande
Horário de Funcionamento: sábado – das 06 horas às 12 horas

Feira Agroecológica do Shopping Moxuara
Endereço: Shopping Moxuara – Rodovia BR-262, Km 5, 6555 – Campo Grande
Horário de Funcionamento: domingo – das 11 horas às 16 horas

Vila Velha

Feira de Produtos Orgânicos da Praia da Costa
Endereço: Entre as ruas XV de Novembro e Henrique Moscoso, em baixo da Terceira Ponte
Horário de Funcionamento: sábado – das 06 horas às 13 horas

Feira Agroecológica do Boulevard Shopping
Endereço: Boulevard Shopping – Rod. do Sol, 5000, – Itaparica – Vila Velha
Horário de Funcionamento: domingo – das 11 horas às 16 horas

Serra

Feira de Produtos Orgânicos de Serra Sede
Endereço: Praça de Encontro
Horário de Funcionamento: terça-feira – das 15 horas às 21 horas

Feira de Produtos Orgânicos de Valparaíso
Endereço: Estacionamento do antigo Serra Bela Clube – Valparaíso (ao lado da biblioteca pública municipal)
Horário de Funcionamento: terça-feira – das 15 horas às 21 horas

Feira de Produtos Orgânicos de Colina de Laranjeiras
Endereço: Praça Central de Colina de Laranjeiras
Horário de Funcionamento: quinta-feira – das 16 horas às 20 horas

Feira Agroecológica do Shopping Monteserrat
Endereço: Shopping Montserrat – Av. Eldes Scherrer de Souza 2162, Colina de Laranjeiras – Serra
Horário de funcionamento: domingo – das 11 horas às 16 horas

Linhares

Feira Agroecológica de Linhares
Endereço: Shopping PátioMix – Av. Cerejeiras, 300, bairro Movelar, Linhares
Horário de funcionamento: domingo – das 11 horas às 16 horas

Fonte: Seag


pube