Mais lidas 🔥

Pesquisa científica
Estudo encontra anomalias em 60,5% dos peixes analisados no norte do ES

Cafeicultura sustentável
Estudo mostra como práticas simples podem tornar cafezais mais sustentáveis

Onda de frio
Uma das mais fortes massas de ar frio do ano pode alcançar o Espírito Santo nos próximos dias

Café especial
Família de Mimoso do Sul cria linha de cafés especiais inspirada na história dos produtores

Infraestrutura
Ibiraçu vai ganhar 8,14 km de nova pavimentação entre Pendanga e Piabas

Na próxima quinta-feira (27) produtores rurais, técnicos, estudantes e profissionais ligados ao setor cafeeiro terão a oportunidade de participar do seminário sobre “A Polinização do Café que Gera Renda e Sustenta Vidas”. O momento será promovido pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e pela Federação Capixaba de Associações de Apicultores do Espírito Santo (Fecapis), com o apoio da Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (Semap).
O encontro será realizado no auditório do Ifes – Campus Aracruz e será um importante momento para discutir a importância da polinização na produtividade e na sustentabilidade das lavouras. Além disso, especialistas vão apresentar estudos, técnicas e práticas que evidenciam o papel fundamental das abelhas e de outros agentes polinizadores no aumento da qualidade e da rentabilidade do café, abordando iniciativas e estratégias para fortalecer a cadeia produtiva no município e na região.
“Aracruz é um município onde é possível desenvolver diversas atividades agropecuárias e, dentre elas, a produção do café com polinização. A realização deste seminário vai trazer mais conhecimento, inovação e desenvolvimento para a agricultura local, beneficiando diretamente quem vive do campo. Apoiar ações como essa contribui para um setor cafeeiro cada vez mais forte e sustentável, além de oferecer mais segurança aos produtores”, destacou Almir Vianna, secretário da Semap.
Para participar do seminário, clique aqui e faça sua inscrição
Confira a programação:
09h: Abertura Boas Vindas
09h30: Palestra: biodiversidade que gera valor. Polinizadores, café e sustentabilidade
Dra. Juliana Hipólito, Instituto Nacional da Mata Atlantica
10h50: Painel: O cenário atual da polinização
Moderador: Arno Wieringa, Fecapis
11h30: Almoço
13h: Da flor à xícara: as abelhas como parceiras na produção sustentável de café
Dra, Jenifer Dias Ramos, Embrapa Meio Ambiente
14h40: Mesa Redonda: Estratégias e Ações da polinização no Espirito Santo
Moderadora: Lenimar Sedda, Fecapis
15h30: Encerramento




