pube
Geral

Seag inicia curso gratuito sobre barragens e gestão de recursos hídricos em Marechal Floriano

Quarenta profissionais, entre engenheiros civis, agrícolas e agrônomos iniciaram, nesta segunda-feira...

por Redação Conexão Safra

em 17/05/2016 às 0h00

3 min de leitura

pube


Quarenta profissionais, entre engenheiros civis, agrícolas e agrônomos iniciaram, nesta segunda-feira (16), a terceira turma do Curso de Elaboração de Projetos de Barragens e Gestão de Recursos Hídricos. A capacitação segue até a próxima sexta-feira (20), em Marechal Floriano, região serrana do estado. Os participantes serão habilitados em elaboração de projetos de barragens e caixas secas, gestão de recursos hídricos, licenciamento ambiental, outorga e manejo de irrigação.

O público-alvo da capacitação são engenheiros agrônomos, agrícolas ou civis ligados a instituições do Sistema Estadual de Agricultura e entidades parceiras, aos comitês de bacias hidrográficas, às prefeituras, às cooperativas e associações e às empresas de consultoria e profissionais autônomos.

“Trata-se de uma importante capacitação, tendo em vista o cenário de escassez hídrica vivido pelo Espírito Santo. As expectativas são as melhores possíveis e o número de pré-inscrições que estamos registrando reforça nossa convicção. Ao final de cada curso, teremos turmas com profissionais muito bem capacitados para atuar na elaboração de projetos de barragens e também com uma boa base no que diz respeito à gestão dos recursos hídricos ”, afirma o gerente de Sustentabilidade da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), Maurício Pogian.

A ação é uma realização da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) e da Sociedade Espírito Santense de Engenheiros Agrônomos (SEEA). O curso conta com o apoio do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), da Federação da Agricultura do Estado do Espírito Santo (Faes), do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea), da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea (Mútua), da Organização das Cooperativas Brasileiras no Espírito Santo (OCB/ES), da Centrais de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa), do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), do Instituto Capixaba de Pesquisa, da Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), e outros.

O próximo curso será realizado em Anchieta, entre os dias 6 de junho e 10 de junho. As pré-inscrições se encerram nesta segunda-feira no site da Seag (http://www.seag.es.gov.br/). Até o final do ano, Linhares, Colatina, Afonso Cláudio, Aracruz, Santa Maria de Jetibá, Domingos Martins, Cachoeiro de Itapemirim, Anchieta e Mimoso do Sul também irão receber a capacitação, de acordo com a divisão territorial das bacias hidrográficas (confira a programação completa no calendário).

Inscrições

As pré-inscrições para os próximos cursos podem ser realizadas por meio do site da Seag (www.seag.es.gov.br), que também vai analisar as fichas dos candidatos, já que as vagas são limitadas. Profissionais que atuam em instituições que prestam serviço de forma gratuita terão preferência na seleção. Aqueles que forem selecionados receberão confirmação via e-mail.

Confira abaixo a programação dos cursos:


Fonte: Incaper