Mais lidas 🔥

Pesquisa científica
Estudo encontra anomalias em 60,5% dos peixes analisados no norte do ES

Cafeicultura sustentável
Estudo mostra como práticas simples podem tornar cafezais mais sustentáveis

Onda de frio
Uma das mais fortes massas de ar frio do ano pode alcançar o Espírito Santo nos próximos dias

Café especial
Família de Mimoso do Sul cria linha de cafés especiais inspirada na história dos produtores

Infraestrutura
Ibiraçu vai ganhar 8,14 km de nova pavimentação entre Pendanga e Piabas

A decisão dos Estados Unidos de reduzir tarifas sobre produtos agrícolas brasileiros — incluindo a eliminação total da taxação sobre o café — repercutiu no Espírito Santo, maior produtor de conilon do país e protagonista no mercado de cafés especiais. Para o vice-governador do estado, Ricardo Ferraço, a medida representa um reforço direto à competitividade capixaba no mercado internacional.
“Boa notícia para comemorar. Os Estados Unidos reduziram as tarifas para produtos brasileiros e, no caso do café, a taxação foi zerada. Isso fortalece nossa competitividade no mercado americano. O café capixaba premiado ganha ainda mais espaço lá fora e os nossos produtores celebram mais uma vitória para a economia do Espírito Santo”, afirmou Ferraço.
A mudança anunciada pela Casa Branca removeu a tarifa adicional aplicada pelo governo norte-americano, que vinha impactando custos logísticos e reduzindo margens de exportação. Para o setor produtivo capixaba, que tem investido em qualidade, rastreabilidade e abertura de nichos como o de cafés especiais, o fim da taxação para o produto brasileiro cria condições mais favoráveis para expandir vendas no principal mercado consumidor de café do mundo.
Queda do tarifaço
Os Estados Unidos anunciaram, na quinta-feira (21), a remoção da tarifa adicional de 40% aplicada a uma série de produtos brasileiros, entre eles carnes e café. A medida foi formalizada pela Casa Branca por meio de uma ordem executiva assinada pelo presidente Donald Trump, que determina a isenção imediata do imposto extra para cargas que ingressaram em território americano a partir de 13 de novembro.
No documento, Trump afirma ter decidido que “determinados produtos agrícolas não estarão sujeitos à alíquota adicional de imposto ad valorem imposta pelo Decreto Executivo 14323”. A mudança atende a pressões de setores importadores nos EUA e reduz parte das barreiras impostas durante a escalada tarifária recente.
A Casa Branca também detalha que, nos casos em que a taxa já tenha sido cobrada, haverá procedimento de restituição. “Na medida em que a implementação desta ordem exigir o reembolso dos direitos aduaneiros cobrados, os reembolsos serão processados conforme a legislação aplicável e os procedimentos padrão da Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA”, registrou o presidente.





