pube
Geral

Produtores de Iúna participam de dia especial sobre fertilidade do solo

Aproximadamente 30 produtores rurais participaram de um dia especial sobre fertilidade do solo...

por Redação Conexão Safra

em 04/02/2016 às 0h00

2 min de leitura

pube
Aproximadamente 30 produtores rurais participaram de um dia especial sobre fertilidade do solo. O evento foi realizado pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) na Associação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Atraf) localizada no Distrito de Trindade, no município de Iúna.

Durante o evento foram discutidos os mitos e verdades sobre fertilizantes utilizados na cultura do café. Demandas como o uso de calcário no solo, adubos disponíveis no mercado e os diferentes tipos de fertilizantes revestidos também foram destaques durante o encontro. O Instituto ressaltou a importância da carta da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, relatando que o produto vendido como calcário líquido é apenas um fertilizante a base de cálcio que não atende a necessidade nutricional do café em relação a cálcio e magnésio. Também não apresenta eficiência na correção de acidez na dose recomendada pelo fabricante.

“O evento foi de extrema importância para a agricultura de Iúna, pois tiramos dúvidas e comprovamos que não existe produto milagroso no mercado, e que o uso de produtos sem eficiência comprovada pode comprometer a produtividade e a renda do agricultor familiar ”, afirma o extensionista e mestre em solos e nutrição de plantas, Matheus Fonseca de Souza.

Por fim, os produtores visitaram as lavouras onde foram aplicados os produtos.

Fonte: Incaper