Mais lidas 🔥

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 29 de junho

Retomada rural
Governo do Brasil anuncia pacote bilionário para áreas rurais do Rio Doce

Direitos territoriais
Comunidade quilombola do Espírito Santo tem território reconhecido

Agricultura
Nova portaria simplifica irrigação para agricultores

Mel Bel
Engenharia, tradição e mel se encontram em Domingos Martins

Uma nova e abrangente coletânea, intitulada “Dinâmica econômica e o mundo do trabalho no Brasil Rural”, acaba de ser lançada, com o apoio institucional do Cepea/Esalq-USP. A obra, organizada por Nicole Rennó Castro (Cepea/Esalq-USP), Junior Ruiz Garcia (UFPR) e Zander Navarro (Embrapa), é resultado de um esforço coletivo inédito, reunindo 61 autores de 27 instituições de pesquisa de todo o País.
O livro oferece um panorama detalhado da trajetória rural de 19 estados brasileiros, além de um capítulo específico sobre o Matopiba e análises aprofundadas sobre as principais cadeias produtivas do agronegócio, como café, soja, aves e suínos, pecuária e florestas plantadas.
Segundo os organizadores, a coletânea se destaca por ser a primeira a integrar, sob a perspectiva das Ciências Sociais aplicadas, as diversas experiências estaduais e setoriais em uma interpretação nacional coesa. O objetivo é conectar as análises regionais e setoriais para construir uma visão unificada e abrangente do campo brasileiro.
A obra conta com a participação de renomados pesquisadores do Cepea, incluindo Geraldo Sant’Ana de Camargo Barros, Margarete Boteon, Lucílio Alves e Mauro Osaki, entre outros, que contribuíram com capítulos que exploram as grandes transformações da agricultura no Brasil.
A coletânea, de 758 páginas, está disponível em versão PDF gratuita para download (aqui) – visando ampla circulação e acesso democrático ao conhecimento.





