pube
Geral

Muniz Freire recebe o 2° Dia de Campo de Café Conilon

Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), por meio do escritório local de Muniz Freire...

por Redação Conexão Safra

em 24/05/2016 às 0h00

3 min de leitura

pube
Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), por meio do escritório local de Muniz Freire e da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário da Prefeitura Municipal, realizou o 2° Dia de Campo de Café Conilon, na propriedade da família do senhor Moacir Leandro Gomes, na comunidade de Bugari.

Estiveram presentes cerca de 160 cafeicultores, com um público geral de 200 pessoas entre autoridades, patrocinadores e representantes de instituições. O Dia de Campo envolveu três abordagens.

O primeiro tema foi “Nutrição do Café Conilon: a importância da adubação equilibrada ”, apresentado pelo engenheiro agrônomo da Fertilizantes Heringer, Iury Furtado Viana Assis. Ele explicou sobre os aspectos técnicos que envolvem a recomendação da adubação, sempre baseada em análises de solos, para que haja um equilíbrio entre os nutrientes.

Já o engenheiro agrônomo e instrutor do Senar, João Marcos Gava, da Prefeitura de Iúna, falou sobre Identificação e Controle Fitossanitário no Café Conilon de Mancha de Phoma, Ácaro-Vermelho e Cochonilhas.

A terceira apresentação foi sobre Práticas de Conservação do Solo e da Água na Propriedade – construção de caixas secas, terraços e valas de infiltração – ministrada pela engenheira florestal e extensionista do Incaper, Érica Rodrigues Munaro Turbay. O momento foi de mostrar a importância dos métodos conservacionistas dentro das propriedades, principalmente pelo momento de estiagem que passa todo o Espirito Santo. São práticas indispensáveis, como caixas secas, valas de infiltração, consórcio com árvores, entre outras.

Segundo o extensionista e chefe local, Leandro Mendel da Cruz, o evento faz parte da programação anual de atividades do escritório. “A finalidade é transferir tecnologias e informações aos produtores de maneira prática e objetiva, para que depois nos casos de necessidades mais específicas eles possam nos procurar para orientarmos da melhor forma ”, reforçou.

Durante a abertura do evento o Chefe do Regional Sul Caparaó do Incaper, Gilson Tófano, falou da relevância dos temas abordados para a cafeicultura e da contribuição e qualidade dos trabalhos realizados pelo Incaper na pesquisa e extensão rural do ES. “A parceria entre o Incaper e a municipalidade é essencial para que haja o desenvolvimento da agricultura. Agradeço aos 24 patrocinadores, principalmente a Rifletti Estofados que tem dado apoio a todos os eventos do Incaper no município ”.

Ao final do evento foram sorteados brindes aos participantes, dentre eles dois exemplares da publicação do Incaper “Café Conilon ”.

Agradecimento aos patrocinadores

Rifletti Estofados, Fertilizantes Heringer, Futura Agrícola, HS Topografia, Banco do Brasil, Caixa Econômica, Sicoob, Cresol, H Solo Irrigações, Thezolin Café, MunizCaf, EFAC, Selita, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de MFR, Sindicato Rural Patronal, AFABE, Corretora Pessin, Casa do Adubo, Café Ipê, Adecomej, Vale Fertil, Fertipar, Comercial Scárdua e Agroturini.

Fonte: Incaper

pube