pube
Geral

Lançado programa de melhoramento genético de gado leiteiro

O programa também vai oferecer acompanhamento técnico, informações sobre o manejo, a sanidade e a alimentação do animal

por Redação Conexão Safra

em 10/06/2014 às 0h00

2 min de leitura


Para ajudar criadores de bovinos a aumentarem a produção de leite, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Semag) de Cachoeiro de Itapemirim lançou o programa municipal de melhoramento genético da pecuária leiteira.

pube

Por meio da iniciativa, doses de sêmen de touros de raça (europeu e zebuíno) serão repassadas aos produtores, por valor abaixo do praticado no mercado, para que invistam na reprodução e melhoria da qualidade do rebanho leiteiro. A técnica permite gerar vacas capazes de produzir mais leite, o que vai possibilitar o aumento da renda do produtor.

O programa também vai oferecer acompanhamento técnico, informações sobre o manejo, a sanidade e a alimentação do animal. “Temos que ter em vista que não basta só uma boa genética. É preciso cuidar do animal adequadamente para que a produtividade seja boa ”, disse o médico veterinário da Semag, José Augusto Corteze.

Os criadores de Cachoeiro interessados em aderir à iniciativa devem procurar a junta técnica da Semag, até o final de julho, para fazer o cadastro. É preciso levar certidão negativa municipal, cópia autenticada em cartório do atestado de exame de brucelose e tuberculose, comprovação de vacinação contra aftosa, além de assinar um termo de responsabilidade.

A Semag fica na avenida Monte Castelo, número 60, bairro Independência. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 07h00 às 13h00. Mais informações: (28) 3521-1147.


Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim

pube