Geral

Inseminação artificial de bovinos é tema de curso em Divino São Lourenço

Doze agricultores familiares do município de Divino São Lourenço estão fazendo um curso sobre inseminação artificial de bovinos...

por Redação Conexão Safra

em 13/04/2016 às 0h00

2 min de leitura

pube
Doze agricultores familiares do município de Divino São Lourenço estão fazendo um curso sobre inseminação artificial de bovinos. A especialização vai até esta sexta-feira (15). Durante as aulas, eles irão acompanhar todo o conteúdo dessa técnica, que é uma ferramenta de melhoramento genético para o meio rural.

O curso é uma realização do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e do Sindicato Rural de Guaçuí.

O conteúdo prático e teórico será ministrado pelos veterinários, o técnico em agropecuária do Incaper, Roberto Hames Sobreira e Rodrigo Otávio de Melo Nogueira do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

A parte teórica do curso será ministrada na Casa da Agricultura, que é Sede do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Jaguaré. Lá os agricultores irão saber mais sobre a história da inseminação artificial, a fisiologia dos animais, a relação do ciclo estral, quais são as principais raças utilizadas na inseminação, com ênfase para touros melhoradores, entre outros detalhes ligados ao tema.

Na prática, os agricultores irão analisar as peças anatômicas dos bovinos, a utilização e manuseio do botijão, descongelamento de sêmen, os equipamentos utilizados na inseminação e o método aplicado nas vacas dentro dos currais. A parte prática será ministrada na Fazenda Experimental do Incaper de Rio Bananal, em Pacotuba, e nas propriedades dos agricultores Miguel Delerme e Miguel Lourenço da Costa.

De acordo com Roberto Sobreira, depois do café arábica, a pecuária leiteira é a segunda maior economia de Divino São Lourenço, e por isso é importante realizar ações como estas, para que os produtores melhorem geneticamente o rebanho bovino, aumentando a sua produtividade.

Fonte: Incaper

pube