pube
Geral

Frigorífico de Guaçuí deve começar a funcionar em julho

por Redação Conexão Safra

em 04/02/2016 às 0h00

3 min de leitura

pube
O governador em exercício César Colnago e o secretário de Estado da Agricultura, Octaciano Neto visitaram, na tarde dessa quarta-feira, o Frigorífico Regional Sul, em Guaçuí, onde estão sendo instalados os equipamentos do novo frigorífico da região do Caparaó. Também acompanhou a visita o diretor-presidente do Idaf, Junior de Abreu. A unidade deve entrar em funcionamento em julho.

O frigorífico começou a receber nesta semana os primeiros equipamentos que serão utilizados no abate de bovinos, suínos e ovinos. As obras estão sendo executadas com investimentos de, aproximadamente, R$1,17 milhão que a Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) fez na aquisição dos equipamentos.

Durante a visita, o secretário e a prefeita Vera Costa, de Guaçuí divulgaram o cronograma para a inauguração da unidade, que começar a funcionar em julho. Além desses primeiros equipamentos, que somaram 30 mil quilos de carga, entre plataformas, guinchos, cochos, calhas, mesas e tanques inox, além de centrífugas, compressor de ar, balança eletrônica, entre outros, ainda serão entregues as câmaras de congelamento e de refrigeração.

O secretário explicou o cronograma para o decorrer do semestre. “”A ideia é fazer uma concessão do serviço de gestão do frigorífico, sendo terceirizado. A prefeitura vai fazer uma concorrência pública e a empresa vencedora irá administrar, com acompanhamento da Prefeitura e da Secretaria de Agricultura do Estado. A expectativa é de estar em pleno funcionamento em julho. É importante destacar que a capacidade de processamento desse frigorífico é de 80 bovinos por dia e um empreendimento que poderá gerar diretamente 30 empregos, além da geração

A prefeita Vera Costa acredita no fortalecimento da agricultura em toda a região do Caparaó. “”Sem dúvida essa obra é um marco. Aguardado por tanto tempo, finalmente está em vias de conclusão. Temos que agradecer todo o apoio do Governo Estadual, da Seag e dos deputados estaduais. Somente com um trabalho planejado e integrado foi possível realizar mais essa importante obra. Vai atingir diretamente a economia do município e região, sem contar as famílias produtoras que, economizarão com o frete para o abate, que é feito hoje em Cachoeiro de Itapemirim””.

O Frigorífico Regional Sul, batizado com o nome de um importante pecuarista da cidade, Gregório Trigo Gil, fica localizado na Rodovia Paulo Pereira Gomes, Km 1 – Estrada Guaçuí-ES x Varre-Sai-RJ.

Entrega de veículo
Durante a visita técnica ao frigorífico, o secretário de Agricultura Octaciano Neto entregou um veículo picape destinado à Secretaria Municipal de Agricultura.

Fonte: Incaper


pube