pube
Geral

Fiscalização da Conab utilizará imagens via satélite para monitorar estoques

A área de fiscalização da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab)...

por Redação Conexão Safra

em 02/05/2016 às 0h00

1 min de leitura

pube
A área de fiscalização da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) passará a contar com o recurso de imagens via satélite para realizar monitoramento das áreas e propriedades beneficiadas com operações do Governo Federal em todo o país.

A iniciativa de processamento de imagens de satélite em softwares livres já foi testada no mapeamento das lavouras de café em Minas Gerais e teve como parceiros a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) de Minas Gerais e a Universidade de Lavras (MG).

Na última semana, técnicos da Superintendência de Fiscalização de Estoques (Sufis) participaram de treinamento promovido pela Gerência de Geotecnologia da Companhia (Geote), onde aprenderam, a utilizar ferramentas de geoprocessamento de imagens gratuitas, como o Google Earth e o QgiS.

Com estas ferramentas será possível aprimorar do processo de avaliação à distância, promovendo o mapeamento prévio das lavouras, e saber se as informações prestadas pelos produtores correspondem à realidade. Tudo isso antes das fiscalizações in loco, que continuarão a ser feitas uma vez que as duas ações são complementares.

Fonte: Agrolink