pube
Geral

Evair aciona Ministério do Planejamento para realização do Censo Agropecuário 2017

O deputado Federal Evair de Melo (PV/ES) protocolou indicação ao Ministério do Planejamento, Orçamento...

por Redação Conexão Safra

em 29/04/2016 às 0h00

2 min de leitura

pube
O deputado Federal Evair de Melo (PV/ES) protocolou indicação ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão para a realização do Censo Agropecuário em 2017, adiado pelo IBGE devido ao corte no orçamento do órgão. Este é o segundo movimento do parlamentar capixaba, que já havia recorrido ao Ministério Público Federal, para garantir a realização do trabalho.

“O Brasil não pode prescindir de instrumento tão valioso. Seu adiamento acarreta prejuízo imensurável não apenas para o setor agropecuário, mas para variados agentes dos setores público e privado, inviabilizando a realização de análises precisas acerca da realidade econômica e social do País e o planejamento de ações que, na atual conjuntura, se mostram imprescindíveis para a superação da crise e a retomada do crescimento econômico ”, justifica Evair.

O censo agropecuário é o levantamento de informações sobre estabelecimentos agropecuários, florestais e/ou aquícolas de todos os municípios do país. Retrata os dados estruturais sobre o setor agropecuário, contemplando estatísticas sobre total de estabelecimentos, utilização das terras, número de tratores, implementos, máquinas e veículos existentes, características do estabelecimento e do produtor, pessoal ocupado, efetivos da pecuária, e produções vegetal e animal, entre outros variados aspectos.

Um novo censo atualiza dados de censos anteriores e fornece nova bases de dados para informações sobre aspectos econômicos, sociais e ambientais da atividade agropecuária. Sem o levantamento não será possível, por exemplo, definir com precisão os investimentos em ciência e tecnologia, assistência técnica e extensão rural, crédito, ações públicas em geral, e avaliar os resultados de políticas públicas executadas e definir correção de rumo em futuros planos, projetos e ações.

O Brasil realizou o seu primeiro Censo Agropecuário em 1920. Os censos seguintes foram realizados em 1940, 1950, 1960, 1970, 1975, 1980, 1985, 1995-1996 e 2006/2007. Em 2015 foi adiado para 2017 e agora adiado novamente sem data prevista.

pube