pube
Geral

Centro do Comércio de Café de Vitória forma 15ª turma do Curso de Classificação e Degustação de Café

por Redação Conexão Safra

em 22/04/2016 às 0h00

2 min de leitura

pube


No dia 15 de abril, o CCCV concluiu mais um curso de Classificação e Degustação de Café em Vitória (ES) voltado para produtores rurais. Importantes autoridades do setor estiveram presentes como o Presidente do Cetcaf e do Sicoob, Bento Venturim, o Superintendente do Cetcaf, Frederico de Almeida
Daher, o Superintendente da Conab no ES, Brício Alves Santos Jr. e o Gerente de Operações e Suporte Estratégico da Conab-ES, Paulo Roberto de Luna.

Oferecida gratuitamente pelo CCCV aos cafeicultores
do Estado, industriais e exportadores de café, a capacitação é realizada em parceria com a Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic), o Centro de Desenvolvimento Tecnológico do Café (Cetcaf) e o Instituto Capixaba de Pesquisa e Extensão Rural (Incaper).

A turma formada na última sexta-feira, dia 15/04, aprendeu no curso as técnicas para apurar o número de defeitos e impurezas nos grãos beneficiados e identificar os sabores dos cafés, considerando os critérios estabelecidos pela Classificação Oficial Brasileira. Capacitar os cafeicultores é uma iniciativa importante na medida em que se
busca a qualidade do café que é produzido no campo.

De acordo com o Presidente do CCCV, Jorge Luiz Nicchio, ao avaliar o seu café, o produtor está visando a qualidade da bebida e também melhor preço de mercado para o produto.

“O nosso objetivo é proporcionar conhecimentos para que o produtor tenha capacidade de avaliar as características do seu café, buscando sempre a melhoria de qualidade. ressaltou Jorge.

Em quatro anos, 15 turmas foram contempladas com a capacitação.


pube