Mais lidas 🔥

Produção de peixes
Gigante da tilápia: cooperativa finaliza unidade com capacidade para 20 toneladas diárias

Reconhecimento Internacional
Azeite do Espírito Santo ganha medalha de ouro em concurso internacional

Chuva atípica pode superar média de junho no Sudeste e Centro-Oeste antes do inverno

Alerta para produtores
Como agir após o granizo? Veja as orientações para produtores de café

Infraestrutura Hídrica
Barragem é inaugurada e reforça segurança hídrica em Aracruz

O governador do Estado, Renato Casagrande, inaugurou, nesta terça-feira (13), as novas Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) de Flexal e Bandeirantes, no município de Cariacica. As entregas da Companhia Espírito-santense de Saneamento (Cesan) representam um avanço significativo para o saneamento básico da cidade, elevando para 80% a cobertura de esgotamento sanitário e ampliando a qualidade dos serviços prestados à população.
A ETE Bandeirantes aumentou sua capacidade em 50 litros por segundo, elevando o volume total de tratamento para 300 litros por segundo. Com investimento de aproximadamente R$ 32 milhões, a obra fortalece o sistema de esgotamento sanitário da região, garantindo maior eficiência no tratamento dos efluentes e possibilitando a ampliação do atendimento aos moradores.
Já a ETE Flexal II foi concebida com foco em inovação, eficiência operacional e sustentabilidade ambiental. Com capacidade máxima de 90 litros por segundo e investimento estimado em R$ 47 milhões, a nova unidade contribui para a redução de impactos ambientais, melhora as condições sanitárias das áreas atendidas e reforça o compromisso da Cesan com o desenvolvimento sustentável de Cariacica.
“Estar hoje aqui para entregar as duas estações de tratamento de esgoto, com investimento de R$ 75 milhões, é uma conquista muito importante para Cariacica. Com essas duas estações, alcançamos 80% da população do município. Estamos fazendo um investimento forte em tratamento de esgoto porque essa é uma forma de melhorar a saúde das pessoas, levar qualidade de vida e dignidade à nossa população. O importante na política pública é ter resultado”, enfatizou o governador Renato Casagrande.
O presidente da Companhia, Munir Abud, destacou que obras como essas garantem que o Espírito Santo esteja na liderança do setor de saneamento no País. “A cidade de Cariacica avança, mostrando que os investimentos do Governo do Estado têm feito diferença. Reafirmamos hoje o nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável, a proteção dos recursos hídricos e o fortalecimento da infraestrutura de saneamento, alinhados às diretrizes do Marco Legal do Saneamento e às demandas de crescimento do município”, afirmou.




