Capixabas encontram adesão em Minas para barrar à importação de café
por Redação Conexão Safra
em 19/12/2016 às 0h00
2 min de leitura
“
Representantes de cafeicultores do Sul de Minas Gerais se reuniram nesta segunda-feira (19) na cidade de Varginha para discussão da ameaça de importação de café verde por parte do Governo Federal. O deputado federal Evair de Melo (PV-ES) esteve no encontro e confirmou que os cafeicultores mineiros, assim como os capixabas, são contra a importação e afirmam que há café suficiente em estoque para abastecer a indústria.
“Saio desse encontro com os cafeicultores mineiros convicto que a adesão deles aos produtores capixabas, que repudiam a importação, é a posição correta e não abriremos mão de lutar contra essa ameaça do café estrangeiro. Essa pressão que as indústrias de café solúvel estão fazendo sobre o Governo Federal para a liberação de importação é pura especulação. Elas alegam falta de produto e essa alegação não procede porque há estoque suficiente para as indústrias ”, afirmou o deputado.
Mais Conexão Safra
Ao final do encontro foi elaborada uma carta dirigida ao ministro da Agricultura Blairo Maggi em que, entre diversas observações, ressalta que importar sem uma política definida previamente e somente porque nesse momento existe uma pseudo falta de café para a indústria de solúvel é uma atitude imprudente. De acordo com o documento assinado pelos representantes de vários órgãos do setor cafeeiro de Minas Gerais, é preciso, em conjunto, definir uma política que valha para o presente e futuro, e não gere especulações sobre a produção e os preços do produto nacional no mercado interno e exportação.
“
Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!